REVISTA DA ABRANET

EDIÇÃO 43 . fev-abr 2024
Inteligência artificial avança no Brasil. Muito além do burburinho em torno da tecnologia, casos de uso começam a ganhar espaço nas empresas. A jornada ainda está começando e exige muita preparação das organizações.
EDIÇÃO 42 . nov 2023 - jan 2024
A 6ª Convenção Abranet abarcou, entre outros, temas como a Inteligência Artificial, a inovação e a liberação de recursos do Fust. Depois de três dias de debates, uma unanimidade: somos o pilar da internet no Brasil.
EDIÇÃO 41 . jul-ago-set 2023
O 3º Congresso Brasileiro de Internet debateu o presente e, principalmente, o futuro da internet no Brasil. Especialistas defenderam que a tecnologia deve ser alicerce para construção de políticas públicas e para inclusão social.
EDIÇÃO 40 . fev-abr 2023
Wi-Fi 6E é capaz de melhorar a rede local com processadores mais potentes e velozes, deixando a troca de informação entre máquinas mais rápida, com menor latência e tempo de resposta mais curto. E muito mais.
EDIÇÃO 39 . nov/dez 2022 - jan 2023
Os ativos digitais avançam e formam um novo ecossistema financeiro que rompe vários estigmas do mercado no Brasil e no mundo. Entender esse universo é essencial para conseguir integrá-lo e tirar proveito dele. E muito mais.
EDIÇÃO 38 . jun-ago 2022
Redes neutras: a competitividade vai além da infraestrutura; Com a redução do ICMS, quais procedimentos as empresas de internet devem adotar? Como contratar e reter profissionais de alto quilate? E muito mais.
EDIÇÃO 37 . fev-abr 2022
Metaverso, NFTs, Web 3.0... o que está por vir na internet? Veja também: Energia solar em internet e telecom; Um novo padrão para o Wi-Fi; Muito além da transformação digital; Uso de postes ainda em debate. E muito mais...
EDIÇÃO 36 . Especial 25 Anos
A trajetória de 25 anos da Associação Brasileira de Internet contada por presidentes, diretores, personalidades e associados.
EDIÇÃO 35 . ago-out 2021
Sua empresa está engajada em ESG?, muito além da última milha, telemedicina avança na pandemia, como atuar nas escolas públicas, moedas digitais, pesquisa TICs Provedores e muito mais...
EDIÇÃO 34 . mai-jun-jul 2021
Redes neutras, Wi-Fi 6, tendências das compras com cartão de crédito, LGPD impulsiona DPO como serviço, Regulamentação de segurança cibernética, impactos do dólar e da pandemia, Leilão do 5G, e muito mais...
EDIÇÃO 33 . jan-fev-mar 2021
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais impõe a contratação de um DPO (Data Protection Officer), profissional que tende a ficar cada vez mais requisitado e valorizado. E muito mais. Boa leitura!
EDIÇÃO 32 . set-out-nov 2020
O ano de 2020 marca os 25 anos da internet comercial no Brasil e confirma que ela é fundamental para a economia e a vida cotidiana. PIX, Wi-Fi 6, LGPD, white spaces, numeração para SCM... Boa leitura!
EDIÇÃO 31 . mai-jun-jul 2020
A pandemia da Covid-19 fez a rotina mudar num piscar de olhos. E coube à internet mostrar a sua força. O aumento significativo do tráfego de dados por conta do teletrabalho e do isolamento social foi uma realidade assustadora.
EDIÇÃO 30 . fev-mar-abr 2020
A matéria de capa enfatiza a relevância do engajamento ao mostrar que uma internet mais segura depende da ação conjunta de todos os atores do ecossistema. Tratamos também do leilão das frequências do 5G. E muito mais.
EDIÇÃO 29 . nov-dez 2019 / jan 2020
Abranet teve uma atuação intensa em 2019, encaminhando contribuições públicas para consolidar uma internet produtiva, livre e inovadora. Empresas de internet estão no radar de fundos de investimento. E muito mais.
EDIÇÃO 28 . ago-set-out 2019
O 802.11ax - ou Wi-Fi 6 - promete melhor desempenho por dispositivo, cobertura estendida, maior duração de bateria no devices conectados por ele e protocolos de segurança. E muito mais.
Boa leitura!
EDIÇÃO 27 . abril-junho 2019
A Convenção Abranet 2019 debateu economia, política e gestão. Cerca de cem empresas de internet e de tecnologia puderam ter uma visão mais clara sobre o que esperar no curto prazo.
E muito mais.
EDIÇÃO 26 . nov-dez 2018 / jan 2019
Estudo da Abranet revela a existência de um universo díspar entre os prestadores, o que impõe desafios à regulamentação mínima necessária para manter o mercado estruturado e o limite aceitável para a sobrevivência das empresas.
EDIÇÃO 25 . ago-set-out 2018
Ordenar o uso e organizar o compartilhamento das infraestruturas aérea e terrestre são medidas imperativas para as empresas de energia, telecomunicações e de internet.
E muito mais...
EDIÇÃO 24 . mai-jun-jul 2018
A Convenção Abranet 2018 reuniu, na Bahia, cerca de cem empresas de internet. As discussões foram além do dia a dia e abordaram aspectos como planejamento, inovação e estratégia.
E muito mais...
EDIÇÃO 23 . dez 2017 - jan/fev 2018
Qual é a fórmula do sucesso? Boas práticas aplicadas por corporações bem-sucedidas sugerem um caminho a seguir. Entrevista com Tadao Takahashi. Discussão sobre a lei de proteção de dados avança. Futurecom...
EDIÇÃO 22 . set/nov 2017
Reforma trabalhista: impactos para os ISPs. Conheça o novo cenário e saiba o que muda para as empresas de Internet. E mais: Os robôs chegaram pra valer; A incerteza dos 450 MHz; TIC Educação: o papel dos provedores.
EDIÇÃO 21 . junho/agosto 2017
Convenção Abranet 2017 reuniu provedores de Internet para debater não apenas o mercado, mas também a atual situação do Brasil. E mais: Oportunidades no Wi-Fi; A revolução do blockchain; WannaCry para a Internet...
EDIÇÃO 20
março/maio 2017
Mudança na cobrança via boleto pode onerar empresas. Recomendação é negociar com bancos e procurar alternativas; Mudanças no ISS ampliam a incidência do imposto; e muito mais....
EDIÇÃO 19
Dez 2016 / Jan-Fev 2017
Há duas décadas nascia a Abranet, e o empreendedorismo e a inovação ainda hoje fazem parte da cartilha dos associados. Na era digital, novos desafios são lançados e exigem das...
EDIÇÃO 18
Outubro/Novembro 2016
Empresas de Internet aproveitaram os Jogos Olímpicos e Paralímpicos para oferecer serviços e expandir infraestrutura.
E muito mais...
EDIÇÃO 17
Julho/Agosto 2016
A Internet que temos no Brasil é a que podemos ter. Planejamento é a melhor estratégia para sobreviver à crise. ISPs: ataques de negação de serviço entre os mais comuns, mas não os únicos.
EDIÇÃO 16
Abril 2016
Um novo horizonte para os provedores. Ao comprar lotes no leilão de sobras de frequência, provedores de Internet de diversas regiões poderão ofertar banda larga fixa usando a tecnologia LTE, ou 4G.
EDIÇÃO 15
Dezembro 2015
2016: que caminho seguir? No novo ano, o mantra é definir a melhor estratégia para enfrentar o momento macroeconômico sem perder a perspectiva das oportunidades de negócios.
EDIÇÃO 14
Setembro 2015
A guarda de logs ainda gera muito debate e dúvidas entre os provedores de Internet, principalmente porque parâmetros essenciais para o cumprimento da lei ainda não foram definidos. E muito mais...
EDIÇÃO 13 - Junho 2015
Pesquisa inédita encomendada pela abranet ao Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação mostrou a relevância do segmento de Internet, cujas empresas faturaram R$ 144,7 bilhões em 2014. No período de 2012 a 2014, foram gerados 51.180 novos postos de trabalho, um incremento de 17,5%.
EDIÇÃO 12 - Março 2015
Especial 20 Anos de Internet no Brasil
Desde o surgimento da Internet comercial no País os provedores escrevem suas histórias. Ao longo dessas duas décadas, os ISPs tiveram de se reinventar diversas vezes para não deixar de existir.
EDIÇÃO 11
Novembro 2014
Na discussão sobre o que vai prevalecer -
fibra óptica ou rádio - na construção
das infraestruturas, vence quem souber explorar o que cada tecnologia tem de
melhor a oferecer.
EDIÇÃO 10
Outubro 2014
A edição 10 da Revista da Abranet discute como será a Internet nos próximos anos.
Saiba como a Rede está sendo usada para fazer sentido para as pessoas e como a Internet das Coisas revoluciona.
EDIÇÃO 09
Agosto 2014
A Revista da Abranet está de cara nova.
Veja os temas em destaque do setor.



Copyright © 2014 - 2024         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital