Publicada em: 08/02/2022 às 11:23
Notícias


Safernet alerta para disparo de discurso de ódio na internet em 2020 e 2021
Luís Osvaldo Grossmann*

No Dia da Internet Segura, nesta terça, 8/2, a Safernet faz um alerta importante: a violência online, o discurso de ódio, atingiu níveis recordes em 2020 e 2021. O maior uso da internet que derivou da pandemia de Covid-19 também mostrou o pior lado da rede. 

“Tivemos aumento expressivo em 2021 das denúncias relacionadas à imagens de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, mesmo depois do boom do primeiro ano da pandemia, que já resultou em um aumento de mais de 100% no número de casos, mesmo comparado com essa base, o número aumentou”, destacou o diretor presidente da Safernet, Thiago Tavares, na abertura da 14ª edição do ‘Dia da Internet Segura’. 

“Também aumentou significativamente as denúncia de LGBTfobia e transfobia. E para nossa grande preocupação, a curva de denuncias e casos relacionados a neonazismo continua sendo muito ascendente e persistente: 60% de aumento nas denuncias em relação a 2020, quando já houve um aumento de mais de 100%. Os maiores números da década foram alcançados em 2020 e 2021”, alertou Tavares. 

O próprio diretor da Safernet está em autoexílio em Berlim, na Alemanha, desde o início de dezembro de 2021, após uma sucessão de ameaças, inclusive de morte, derivadas do trabalho e das denúncias da entidade sobre campanhas de ódio e desinformação na internet. 

Como o insistiu, os números exigem reação. “Essa tendência tem se mostrado persistente, preocupante, uma vez que o discurso de ódio, sobretudo promovido por grupos extremistas, que negam o valor da diversidade, esse discurso tem saído das telas e ganhado as ruas, e tem se traduzido em ameaças reais, concretas, que tem colocado a vida das pessoas em risco e tem se materializado em atos de violência em várias cidades do país. Temos que pensar que país construiremos se não formos capazes de resistir ao avanço sistemático do ódio e do discurso de ódio.”

* Matéria originalmente publicada no Convergência Digital.


Powered by Publique!