Publicada em: 08/02/2022 às 10:50
Notícias


Demi Getschko alerta para uso da internet fora de casa por crianças e adolescentes
Roberta Prescott

A internet permite às pessoas um contato intenso — e os anos de pandemia deixaram isso mais que evidente. No entanto, no que tange a crianças e adolescentes existe um alerta, conforme ressaltou Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br e conselheiro notório saber CGI.br, ao falar na abertura do evento Dia da Internet Segura 2022 (assista aqui).

Getschko usou dados da última pesquisa TIC Kids Online Brasil — publicada em junho de 2020 com dados de 2019 — para ressaltar a lacuna de crianças e adolescentes que não usam a internet em casa. A pesquisa mostrou que 90% das crianças acessaram a internet nos últimos três meses, mas 63% dos domicílios estão ligados à internet. “O que significa isso? Que tem uma boa parcela de crianças que acessa à internet e não acessa do domicílio”, disse.

Segundo ele, enquanto, por um lado isso é um ponto por uma lado otimista, que mostra que as pessoas podem acessar internet de algum lugar, por outro, é um alerta. “Se a gente orienta os pais a verificarem o que a criança faz, como ela navega, como ela acessa, o que pode causar dano ou não a ela, quando ela não navega de casa fica mais difícil este tipo de controle. É um alerta que tem de ser levado a sério”, destacou.

Em sua fala, Getschko também enfatizou que a segurança da internet tem de ser vista como atividade que tem de ser colaborativa. “Todos juntos têm de melhorar o ambiente que hoje é vital para nós”, disse. 


Powered by Publique!