Publicada em: 21/01/2022 às 15:22
Notícias


SP finaliza estudos para implantação da tecnologia 5G neste mês
Redação da Abranet

O governo de São Paulo divulgou que vai concluir neste mês o plano de trabalho elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para execução do Programa Conecta SP.

A introdução da tecnologia 5G no Estado foi anunciada em 2021 pelo Governador João Doria com o lançamento do Programa Conecta SP. À época também foram anunciados investimentos de R$ 3 milhões, na fase inicial, para a atualização das legislações das antenas e políticas de distribuição de internet nos municípios.

Após o fim dos estudos, um convênio entre os dois órgãos deverá ser assinado para formalizar a implantação da nova tecnologia que facilitará a conectividade em todo estado.

Em nota, Patrícia Ellen, secretária de desenvolvimento econômico, afirmou que o programa visa a melhorar a qualidade de vida das pessoas, o acesso a serviços e reduzir os custos de logística. Ellen explicou que a lei apoiará a padronização em todos os municípios. 

Na ocasião, o Projeto de Lei proposto pelo Governo foi levado à Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), por meio da Secretaria da Casa Civil e, após aprovação e sanção do Executivo, o Programa foi apresentado em evento aos prefeitos e vereadores, que assistiram a demonstrações do uso da tecnologia na área da saúde, organização urbana, indústria, agricultura e transporte.

O Conecta SP, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem a proposta de agilizar e coordenar a implantação de infraestrutura de telecomunicações, modernizar a legislação e aplicação das normas, garantir aos municípios suporte técnico e tecnológico para a qualidade e expansão das redes e implantação de antenas.

Dentro do plano de trabalho ainda estão previstos a realização de eventos de divulgação, em parceria com os municípios, além de debates entre as esferas federais, estaduais, municipais, empreendedores e entidades representativas da economia digital.


Powered by Publique!