Publicada em: 14/12/2021 às 16:41
Notícias


Carlos Afonso, o CA, integra time brasileiro no hall da fama da Internet
Da Redação da Abranet*

Carlos Afonso, o CA, é o mais novo brasileiro a integrar o Hall da Fama da Internet. O Diretor executivo do Nupef, Carlos A. Afonso estudou engenharia naval na USP e é mestre em Economia pela York University (Canadá), onde cursou o doutorado em Pensamento Social e Político. Referência no campo da Internet e direitos humanos, atua na área de desenvolvimento humano desde o início dos anos 1970. O Nupef é um instituto sem fins lucrativos dedicado à produção e análises de dados, à expansão do conhecimento e à promoção de atividades de aprendizado para formuladores de políticas e ativistas da sociedade civil.

Co-fundador da APC, CA integrou o Grupo de Trabalho da ONU sobre Governança da Internet (WGIG). Foi conselheiro especial do Internet Governance Forum (IGF) e membro do Multistakeholder Advisory Group do IGF. Participou do Grupo de Peritos da UNCTAD em TIC e Alívio da Pobreza. É co-fundador do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do capítulo brasileiro da Internet Society, do qual foi presidente entre 2012 e 2017.

O Hall da Fama da Internet é uma premiação que foi criada pela Internet Society em 2012, durante a conferência internacional da organização, em Genebra. “A evolução da Internet é feita de muitas e muitas contribuições. Cada um dos honrados com o Hall da Fama da Internet fez uma importante contribuição para essa história. E a Internet Society quer ter certeza de que essas histórias serão preservadas”, afirmou o CEO da organização, Andrew Sullivan. Alem do CA, fazem parte do Hall da Fama da Internet: Demi Getschko, Tadao Takahashi e Michael Stanton e Liane Tarouco.

“Fico muito feliz e honrado, pois é um reconhecimento não só para mim, mas para todas as pessoas com quem trabalhei ao longo de muitos anos para levar Internet a comunidades onde ela mais fará diferença”, afirmou Carlos Afonso. Chamado histórica e carinhosamente de “CA”, o diretor do Nupef dedica e estende a honraria recebida “às lutas das organizações e movimentos sociais no Brasil e no mundo pelo reconhecimento da Internet como um direito humano e, portanto, um pilar da democracia”.


Powered by Publique!