Publicada em: 14/12/2021 às 15:24
Notícias


Liane Tarouco é primeira brasileira a entrar no Hall da Fama da Internet
Da Redação da Abranet*

Pioneira no desenvolvimento da Internet no Brasil, Liane Tarouco é a mais nova integrante brasileira do Hall da Fama da Internet, a primeira mulher e que se junta ao seleto grupo formado por Demi Getschko, Tadao Takahashi e Michael Stanton. O Internet Hall of Fame é um prêmio por carreira administrado pela Internet Society, em reconhecimento a indivíduos que fizeram contribuições significativas para o desenvolvimento e avanço da Internet. Dentre os induzidos constam Vint Cerf, Douglas C. Engelbart, Tim Berners-Lee e Linus Torvalds.

Liane Tarouco formou uma geração de engenheiros e especialistas em redes naquele país, América do Sul, Europa e África. Além de suas funções acadêmicas e de formação, é autora do primeiro livro sobre redes de computadores publicado no Brasil. Taroucofez contribuições significativas para o desenho e implementação de redes acadêmicas e metropolitanas no Brasil, bem como o primeiro backbone de Internet do Brasil.

Ao longo de sua carreira acadêmica, Tarouco orientou dezenas de dissertações e teses de doutorado em programas de ciências da computação. Também desenvolveu atividades de treinamento em redes em todo o Brasil, bem como no Uruguai, Argentina, Peru, Venezuela, México, Portugal e Moçambique. Na década de 1990, ela se dedicou à pesquisa e ao desenvolvimento de aplicativos da Internet para a educação, expandindo assim o alcance de sua própria instrução e também os usos inovadores da rede para a aprendizagem.

As principais contribuições de Tarouco para o desenvolvimento da Internet brasileira começaram na década de 1970, quando ela aplicou seu conhecimento de rede para construir a Rede Sul de Teleprocessamento, a primeira iniciativa para interconectar universidades brasileiras. O projeto nunca recebeu o financiamento de que precisava, mas serviu de modelo e inspiração para o surgimento de redes. Posteriormente, Tarouco foi fundamental para o lançamento da Rede Tchê, uma rede entre universidades e centros de pesquisa localizados no Estado do Rio Grande do Sul. Ela também ajudou a desenvolver a rede metropolitana MetroPOA e colaborou no desenho e formação da Rede Nacional de Pesquisa, o primeiro backbone da Internet do Brasil, em 1992.


Powered by Publique!