Publicada em: 01/12/2021 às 12:00
Notícias


Quase 20 milhões de brasileiros serão treinados em habilidades digitais em 2022
Da Redação da Abranet*

Uma pesquisa da AWS indica que necessidade de treinamento de habilidades digitais tornou-se mais aguda durante a pandemia, com 93% dos trabalhadores brasileiros sentindo que agora precisam de mais conhecimento técnico para fazer seu trabalho como resultado das mudanças devido à pandemia.

De acordo com o novo Estudo de Habilidades Digitais Globais da AWS, 18,3 milhões de brasileiros - 22% da força de trabalho do país - devem ser treinados no próximo ano para acompanhar os avanços tecnológicos.

O estudo pesquisou as percepções de empregadores e trabalhadores sobre o treinamento em habilidades digitais e  descobriu que os trabalhadores do Brasil correm o risco de ficar para trás: três em cada cinco não estão confiantes em adquirir habilidades digitais rápido o suficiente para atender às necessidades futuras de carreira. 

O estudo também descobriu que a capacidade de usar ferramentas baseadas em nuvem será a habilidade mais exigida pelos empregadores até 2025, mas a maioria dos trabalhadores de hoje não está concentrando seu treinamento no desenvolvimento de suas habilidades em nuvem.

Apenas 48% dos trabalhadores brasileiros treinaram ou estão em treinamento nessa habilidade e o motivo pode ser atribuído ao fato de que 68% do total de trabalhadores entrevistados no Brasil têm conhecimento limitado das habilidades digitais necessárias.

Também de acordo com o estudo, 95% dos trabalhadores no Brasil relataram maior eficiência no trabalho, 91% experimentaram maior satisfação pessoal e 90% dos trabalhadores técnicos e 87% dos trabalhadores não-técnicos relataram melhora na empregabilidade como resultado do treinamento.

Os empregadores brasileiros que apoiam programas de treinamento de habilidades também veem benefícios, com 94% relatando que o treinamento em habilidades digitais para trabalhadores ajudou suas organizações a atingirem mais rapidamente suas metas de transformação digital e 90% observam uma melhor retenção de funcionários.


Powered by Publique!