Os acessos ativos de banda larga fixa somavam, em agosto, 40,2 milhões e caíram para 39,64 milhões em setembro, segundo apontou o Teledados oficiais da Anatel. A fibra representa 59,2% dos acessos, enquanto serviços prestados por meio de cabo coaxial são 23,3% e cabo metálico, 12,2%.
Do mercado total, pequenos prestadores e as operadoras competitivas detêm 39,5% do mercado, à frente da Claro que tem 24,6%, Vivo (16%), Oi (13/3%), Brisanet (2%), Algar (1,9%), TIM (1,7%) e Unifique (1,1%).
Considerando apenas as prestadoras de pequeno porte, o que também inclui Brisanet, Unifique e Algar, são 17,5 milhões de acessos somados, com a fibra ótica sendo, de longe, a tecnologia mais utilizada, respondendo por 83,9% dos acessos das PPPs. Rádio aparece na sequência, com uma fatia de 9,1% do mercado.
No grupo das prestadoras de pequeno porte, as que detêm maior market share são Brisanet (4,5% do universo de PPPs), Algar (4,2%), Unifique (2,4%), Desktop (2,2%), America Net (2%), Mob (1,7%), Sercomtel (1,6%), Hughes Telecom (1,5%), Vero (1,4%) e MHNET (1,3%). Somados, todas as demais respondem por 75,1% do mercado das pequenas.
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