Publicada em: 13/10/2021 às 15:31
Notícias


Prefeitura de São Paulo vai contratar 4 mil novos pontos de Wi-Fi público
Da Redação da Abranet*

Por meio da Secretaria de Inovação e Tecnologia (SMIT), a Prefeitura de São Paulo publicou no Diário Oficial  o edital de credenciamento para a instalação de 4 mil novos pontos de WiFi gratuito em São Paulo.

O programa WiFi Livre SP possui atualmente 1.088 pontos espalhados pela cidade e, nessa nova fase, todas as escolas do Ensino Fundamental (do 1º ao 10º ano) e todas as unidades de Saúde do município vão receber internet de graça para a população.

O secretário Juan Quirós conta que o edital ficou aberto à consulta pública por 30 dias e que tanto as sugestões da população sobre instalação do WiFi Livre em localidades onde não há internet, assim como os pedidos de redução do tamanho das áreas dos lotes e alterações técnicas que foram solicitadas pelas empresas, foram atendidas.

"A pandemia mostrou que inclusão digital é a nova fronteira da inclusão social. Cidadãos conectados têm mais possibilidades de conseguir trabalho e gerar renda, e isso é fundamental neste momento de retomada das atividades", frisou.

Quirós cita um estudo da PriceWhatherhouse Coopers realizado este ano que concluiu que o simples fato de uma região carente receber sinal de internet pode aumentar em até 15% a renda das pessoas. "A tecnologia que importa é a que transforma a vida das pessoas", conclui.O credenciamento das empresas ficará aberto, inicialmente, por 60 dias (prorrogáveis) e a previsão é que os novos pontos comecem a ser instalados ainda este ano.

O edital prevê parâmetros de velocidade de conexão, alcance do sinal e proteção de dados do usuário. O modelo de credenciamento do WiFi Livre SP estabelece que a empresa credenciada poderá utilizar publicidade digital, ou seja: o usuário assistirá a um anúncio para liberar o uso da internet. Todas as determinações e a lista completa de localidades estão disponíveis no Diário Oficial do Município.


Powered by Publique!