NOTÍCIAS
Reportagem feita com ajuda da Abranet sobre golpes na Internet vence prêmio de jornalismo
Por: Da Redação da Abranet* - 06/10/2021

Episódio do programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, recebeu menção especial do Prêmio ESET de Jornalismo em Segurança da Informação 2021 como o melhor trabalho da Região Brasil. A reportagem As Definições de Fraude foram Atualizadas, da jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Gracielly Bittencourt Machado, para o programa, foi ao ar em abril e alcançou a maior pontuação no país. O episódio premiado mostrou histórias de pessoas que sofreram golpes e apresentou dicas de como não cair nas armadilhas cibernéticas.

Gracielly conta que decidiu propor a pauta como uma forma de alertar as pessoas e de mostrar soluções fáceis que todos podem adotar para se prevenirem contra fraudes. “Com a pandemia, passamos a usar celulares e computadores para quase todas as atividades cotidianas e, com isso, comecei a ouvir vários relatos de pessoas que foram vítimas de golpes virtuais. Muitas vezes, são golpes simples que se aproveitam de um momento de distração ou de informações que nós mesmos deixamos disponíveis nas redes”, lembra.

A colaboração dos colegas de equipe, o produtor Tiago Bittencourt e a editora Flavia Lima, foram fundamentais para a realização da matéria. Juntos, eles investigaram o tema por algumas semanas, conversaram com diversos especialistas para levar  informações de modo acessível ao público, inclusive para aqueles sem tanta familiaridade com a tecnologia. A repórter também agradeu a participação da Abranet - que ajudou com informações e dicas - na reportagem.

Na equipe do programa da emissora pública há quatro anos atuando como repórter e produtora, Gracielly Bittencourt recebe com satisfação a primeira premiação internacional. “Eu e minha equipe recebemos alguns prêmios que nos orgulham e mostram a importância da Comunicação Pública no cenário de comunicação do país. Este é o meu primeiro prêmio internacional e estamos super felizes por mais esse reconhecimento do trabalho que realizamos com tanta dedicação”, compartilha a jornalista.

A coordenadora da equipe do núcleo de programas jornalísticos, Cíntia Vargas, também responsável pela produção do Caminhos da Reportagem, ressalta o cuidado com que o episódio foi feito. “A pesquisa do tema, a reportagem, a produção, a busca por personagens e a edição final das imagens, que ganharam um brilho especial, geraram um conteúdo jornalístico de qualidade com foco na prestação de serviço.”

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
18/03/2024
15/03/2024
15/03/2024
14/03/2024
05/03/2024
23/02/2024
19/02/2024
08/02/2024
01/02/2024
15/01/2024


Copyright © 2014 - 2024         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital