Publicada em: 27/09/2021 às 11:22
Notícias


Comissão de Banda Larga da UIT pede soluções centradas nas pessoas para alcançar conectividade universal
Redação da Abranet

A Comissão de Banda Larga para o Desenvolvimento Sustentável da União Internacional de Telecomunicações  (UIT) reafirmou seu apelo à cooperação digital, inovação com tecnologias de informação e comunicação (TICs) e colaboração abordagens para garantir conectividade universal e acesso a habilidades digitais.

O relatório da Comissão sobre o estado da banda larga 2021 descreve o impacto das políticas de pandemia e apela a um esforço concentrado e centrado nas pessoas para eliminar a divisão persistente do mundo. Nos países menos desenvolvidos do mundo (LDCs), não mais do que um quarto da população está online.

O apelo é que haja uma cooperação digital que vá além do acesso à banda larga, com objetivo de fechar a lacuna na adoção e uso de dispositivos e serviços acessíveis, em conteúdo acessível e em alfabetização digital.

Mais de 50 comissários e convidados especiais, representando líderes governamentais, chefes de organizações internacionais e empresas do setor privado, sociedade civil e academia, afirmaram que as soluções centradas nas pessoas devem estar no cerne da construção de um caminho sustentável para a banda larga universal.

O copresidente da comissão Carlos Slim, fundador da Fundação Carlos Slim e do Grupo Carso, enfatizou que, para atingir o objetivo de conectividade universal, é preciso trabalhar juntos. "Precisamos construir um futuro digital que seja inclusivo, acessível, seguro, sustentável, significativo e centrado nas pessoas. Precisamos oferecer suporte à infraestrutura e lidar com acessibilidade e conteúdo relevante para garantir o uso. Para que isso aconteça, são necessários esforços concertados", disse. 

A Reunião Anual de Outono, realizada em formato virtual, ressaltou a necessidade de acelerar a conectividade digital para cumprir a Agenda das Nações Unidas para 2030, centrada em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

“A ausência de habilidades digitais continua sendo a maior barreira para o uso da Internet”, observou Audrey Azoulay, diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e co-vice-presidente da Comissão. “A educação digital deve, portanto, ser tanto para adquirir habilidades quanto para desenvolver a capacidade de pensar criticamente a fim de dominar os aspectos técnicos e ser capaz de distinguir entre a verdade e a falsidade."

Estado da banda larga 2021

Houlin Zhao, secretário-geral da União Internacional de Telecomunicações (UIT) e co-vice-presidente da Comissão, alertou que a pandemia havia exacerbado ainda mais a exclusão digital global. “Estou preocupado que as tecnologias e os serviços digitais, que se provaram tão essenciais durante a crise, ainda estejam fora de alcance, inacessíveis, irrelevantes, muito complicados de usar ou não seguros o suficiente para muitas pessoas ao redor do mundo”, ele disse.  

Os comissários - reconhecendo o papel crescente das tecnologias digitais em todas as facetas da atividade econômica - compartilharam as estratégias atuais para incentivar o investimento em alfabetização, conectividade e habilidades digitais. As discussões abrangeram ações conjuntas, iniciativas e soluções práticas replicáveis ​​para impulsionar a conectividade de banda larga, impulsionar a capacidade e o desenvolvimento de políticas e abordar disparidades persistentes de acesso, acessibilidade, adoção e uso.


Powered by Publique!