Dinheiro para financiar uma possível consolidação do mercado de provedores de internet está disponível no mercado, mas, conforme destacou Wendel Caleffi, sócio da EXM Partners, é preciso que as empresas façam a sua parte para ficarem atraentes aos investidores.Em entrevista em vídeo durante a Convenção Abranet 2019, o executivo especializado em fusão e aquisição (M&A, na sigla em inglês), ressaltou que o empresário não pode esperar que nada venha pronto e que tem de trabalhar pela consolidação.
“Aqueles que estão dispostos a participar deste movimento têm de planejar, têm de montar um plano de negócios para mostrar aos investidores que é possível consolidar e quais são as vantagens. Dinheiro disponível para este tipo de movimento tem”, disse o especialista.
Na entrevista, ele também explicou como as empresas devem avaliar se é o momento de fazer uma transação de fusão e aquisição e discorreu sobre quando é melhor crescer por meio de uma aquisição, buscando empréstimos junto aos bancos ou recorrendo a investidores.
“A velocidade do crescimento vai determinar o perfil do recurso. Junto aos bancos vai ter um crescimento um pouco mais lento. Quando faz aquisição, é mais rápido e já vem com uma carteira de clientes e uma estrutura pronta. Quando se traz um fundo de private equity para o seu negócio, o dinheiro vem na frente e as aquisições ficam mais fáceis”, detalhou.
Para Caleffi, o tipo de investidor mais adequado para as empresas familiares é o financeiro, aquele que vai impor um nível de governança que, normalmente, as empresas familiares não têm. “E este investidor financeiro vai querer vender a empresa pelo máximo possível e em um prazo médio razoável. E a empresa familiar vai capturar este ganho também.” Assista à entrevista na íntegra:
![]() |
... | Versão para impressão: ![]() | |