NOTÍCIAS
Metaverso: No Brasil, internautas advertem para a falta de conectividade
Por: Redação da Abranet - 13/10/2022

O tema Metaverso está em alta, mas o entendimento de internautas brasileiros, americanos e britânicos sobre o conceito é distinto.  A partir de uma análise de posts e comentários no Twitter, Facebook e Instagram, ao longo de 12 meses, a startup Orbit Data Science traçou um retrato das particularidades e diferenças das discussões em cada país sobre o fenômeno.

No Brasil, Estados Unidos ou Reino Unido existe uma discussão sobre o Metaverso, suas possibilidades, impactos, desafios e expectativas. Mas, apesar de os internautas desses países compartilharem muitas opiniões, as diferentes conjunturas nacionais levam a diferentes reflexões. No Brasil, ainda se discutem problemas estruturais que podem impedir o acesso ao Metaverso, enquanto no Reino Unido a discussão está em volta de crimes cometidos em um ambiente virtual.

Em comum a todos os países está atenção a alguns pontos-chave, como negócios, sociedade e assédio. Se por um lado o ambiente virtual é visto como possível impulsionador e gerador de novos negócios, por outro, já se discute a possibilidade dele ser usado como recurso para lavagem de dinheiro. Da mesma maneira, se já se fala sobre os benefícios que podem ser gerados pelo avanço da tecnologia, também já há temor sobre seus possíveis impactos negativos.

Assim, ressalta a Orbit Data Scienc, surge como grande desafio, tanto para a esfera pública quanto para a privada, o estabelecimento e manutenção de regras e diretrizes em ambientes do Metaverso. É possível que alguns campos do conhecimento tenham que se debruçar ainda mais nos ambientes virtuais, como Sociologia, Psicologia e Direito.

Além disso, a startup aponta que as empresas que promoverão ou participarão do Metaverso terão que lidar com essa nova forma de se relacionar por meio de avatares e colaboradores reais. Uma nova tarefa aos departamentos de RH parece estar posta à mesa: a governança em ambientes virtuais.

A Orbit Data Science analisou o que usuários do Twitter, Facebook e Instagram falaram sobre Metaverso, no período de julho de 2021 a julho de 2022. Foram analisados 3.157 comentários sobre Metaverso ou comentários em postagens sobre Metaverso, sendo 1.053 menções de brasileiros, 1.066 menções de usuários dos Estados Unidos e 1.056 de usuários do Reino Unido. Foram descobertas 239 tipos de opiniões distintas, que foram divididas em 17 categorias de opinião (assuntos). Veja aqui o estudo completo, com gráficos interativos.

As conversas nos diferentes países sobre o mesmo assunto têm sim suas particularidades e levam em conta o contexto de cada país. Pode-se dizer que há um mesmo assunto conectando os diálogos, mas em diferentes debates.

A grande parte do debate do Reino Unido se concentrou na discussão sobre ‘assédio sexual no Metaverso’, com 32,2% do total do país, enquanto nos EUA, a prioridade das conversas se dividiu entre ‘entendimento’ (com 31,5% das opiniões), que compreende opiniões sobre o que é Metaverso e suas funcionalidades, e também ‘Facebook’ (13,9%), com opiniões sobre a empresa de Mark Zuckerberg. 

Já no Brasil, a categoria ‘assédio’ teve somente 1,42% das opiniões, e as demais foram distribuídas principalmente entre ‘entendimento’ do Metaverso (37,8% do total) e ‘expectativa’ com relação a nova tecnologia (17%).

Veja aqui o estudo completo, com gráficos interativos. 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
18/03/2024
15/03/2024
15/03/2024
14/03/2024
05/03/2024
23/02/2024
19/02/2024
08/02/2024
01/02/2024
15/01/2024


Copyright © 2014 - 2024         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital