NOTÍCIAS
NIC.br: velocidade disponível nas escolas por aluno é de apenas 0,39 Mbps
Por: Admin - 30/06/2022

Para ajudar gestores da educação pública a responderem qual a velocidade de banda larga ideal para garantir a realização de atividades pedagógicas nas escolas, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, NIC.br, com parceiros, elaborou a nota técnica com orientações. 

A publicação “Qual a velocidade de Internet ideal para minha escola?", é do Grupo Interinstitucional de Conectividade na Educação (GICE), que é formado por mais de 20 de instituições entre órgãos governamentais, operadoras, associação de provedores, empresas de tecnologia e organizações do terceiro setor.  

“Nosso objetivo com a nota técnica é orientar os gestores sobre o que levar em conta na hora da contratação de um plano de Internet. Com isso, eles darão condições para que os professores consigam utilizar as tecnologias em atividades de ensino e aprendizagem de maneira adequada, contando com uma boa conexão para isso”, destaca Milton Kashiwakura, diretor de Projetos Especiais e de Desenvolvimento do NIC.br. A nota técnica foi elaborada pelo NIC.br junto com o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), o Grupo de Mulheres do Brasil (GMB) e a Organização sem fins lucrativos MegaEdu.

O diretor do NIC explica que o Guia de Conectividade na Educação, divulgado pelo GICE em setembro de 2021, apresenta uma fórmula para estipular qual a velocidade ideal de conexão, considerando variáveis como a quantidade de estudantes conectados simultaneamente, os usos pedagógicos dessa Internet e o número de alunos no maior turno. Com base na fórmula, o gestor consegue traçar valores específicos de cada uma dessas variáveis para entender a velocidade mínima a ser contratada.

Para tornar esse processo mais prático, a nota lançada nesta quinta, 30/6, apresenta um parâmetro de velocidade simples de ser assimilado, que ajudará a embasar os investimentos em conectividade nas escolas. “Entendemos que a velocidade mínima de conexão necessária é de 1 Mbps por estudante, levando em conta o maior turno”, afirma Paulo Kuester Neto, analista de projetos do NIC.br e um dos especialistas responsáveis pela elaboração da nota técnica.

"Decidimos simplificar o processo de tomada de decisão dos gestores, definindo essa referência de 1 Mbps, que é capaz de viabilizar a maior parte das atividades escolares, como aquelas que envolvem áudio, vídeo, download, jogos e uso geral”, destaca Raquel Costa, do CIEB.

Atualmente, a média nacional de velocidade de download por aluno no turno com maior número de estudantes é de apenas 0.39 Mbps, conforme dados do Medidor Educação Conectada. Desenvolvido pelo NIC.br para o Ministério da Educação com o objetivo de monitorar a velocidade e a qualidade da Internet entregue na rede pública de ensino básico, esse software gratuito foi instalado em cerca de 49,2 mil das 138,8 mil escolas públicas em atividade em 2021 – aproximadamente 41 mil registraram velocidade na ferramenta nos últimos 6 meses.

“Metade das escolas públicas possui até 118 estudantes no maior turno, o que significa que contratar um plano de 100 Mbps é suficiente para atender ao parâmetro de 1 Mbps por estudante no maior turno. No extremo oposto, apenas 10% das escolas contam com mais de 400 estudantes no maior turno e, portanto, necessitam contratar um plano de 400 Mbps ou superior, para garantir a recomendação de velocidade proposta”, complementa Cristieni Castilhos, CEO da MegaEdu, citando informações disponibilizadas na nota.

“Não basta ter Internet. É preciso ter uma conectividade capaz de garantir que docentes consigam utilizar a Internet da escola para os processos de ensino, que a gestão escolar consiga estruturar os processos administrativos da escola com o uso de tecnologia, e que os estudantes utilizem essa Internet em diferentes formas de aprendizagem, desde pesquisas simples até atividades mais estruturadas em ambientes virtuais de aprendizagem”, finaliza Marise De Luca, do GMB.

São parceiras na elaboração da nota técnica “Qual a velocidade de Internet Ideal para minha escola?”: Intelbras, Sincroniza Educação, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Consórcio de Inovação na Gestão Pública (CIGA), Instituto Cordial, Instituto Articule, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Fundação Lemann.

O documento está disponível na íntegra em: https://nic.br/publicacao/nota-tecnica-qual-a-velocidade-de-internet-ideal-para-minha-escola/. Para rever o evento de lançamento da publicação, acesse: https://youtu.be/29x4U1AFFZ8.

As desigualdades ainda são marcantes nas escolas públicas. Essa é uma das conclusões de análise inédita, produzida pelo NIC.br e pela MegaEdu, com base no Censo Escolar 2021. O documento mostra que, em 2011, apenas 44% das escolas públicas estavam conectadas à rede, e uma década depois, essa porcentagem saltou para cerca de 78%.

Apesar do aumento, em 2021, somente 49% afirmaram possuir Internet para uso nos processos de ensino e aprendizagem (e não somente para fins administrativos). Outro ponto destacado é que as escolas com Internet não estão distribuídas de maneira uniforme no território brasileiro. “Enquanto nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste, mais de 90% das escolas públicas declararam ter acesso à Internet, esse percentual cai consideravelmente nas regiões Nordeste (70%), e Norte (45%)”, explicita o documento.

As desigualdades são especialmente evidentes quando comparadas as realidades das escolas urbanas e rurais. "Enquanto 95% das escolas públicas urbanas brasileiras reportaram ter acesso à Internet, no caso das escolas rurais, esse percentual é de apenas 51%. Essa mesma disparidade também pode ser vista quando olhamos a realidade de cada estado individualmente. Porém, vale ressaltar que, mesmo diante da discrepância apresentada, alguns estados da região norte do país têm percentuais de acesso à internet tão bons quanto o que verificamos em estados da região sudeste. É o caso da rede estadual urbana de Rondônia e de Tocantins, ambos com 100%”, explica Cristiane Millan, analista de projetos do NIC.br e autora da análise.    

O documento enfatiza também que é possível “verificar diferenças entre as dependências administrativas, sendo que o percentual de escolas conectadas é maior entre aquelas das redes estaduais se comparadas às das redes municipais” e que apenas 2% das instituições da rede privada não contam com acesso à rede. Por fim, defende a “urgência de um processo de universalização, que possibilite que todos os estudantes tenham acesso à Internet e às oportunidades que a mesma proporciona”.

A análise completa está em https://nic.br/publicacao/conectividade-nas-escolas-publicas-brasileiras/.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
29/01/2024
15/01/2024
05/12/2023
04/12/2023
30/11/2023
29/11/2023
27/11/2023
16/11/2023
10/11/2023
27/10/2023


Copyright © 2014 - 2024         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital