NOTÍCIAS
Empresas de Internet estão mais maduras no Brasil
Por: Da Redação da Abranet* - 06/12/2021

A cadeia de valor das empresas de internet está cada vez mais fortalecida. A constatação é do presidente da Associação Brasileira de Internet (Abranet), Eduardo Neger, ao fazer um balanço dos quatro dias da programação da Convenção Abranet 2021,  realizada  em Trancoso (BA).

“Temos visto fusões, aquisições, mas, principalmente, empresas mais maduras, que conseguem fazer um planejamento de longo prazo, que trabalham com novas tecnologias e modelos de negócio. É um grande aprendizado para todos: entendendo o que cada um fez, o que cada um desenvolveu, isso foi muito enriquecedor”, afirmou Neger.

Participaram do evento quase 150 associados, os principais players fornecedores de tecnologia e presidentes de outras entidades setoriais. Entre os convidados também havia representantes de agências de inovação da academia, como a diretora-executiva da Inova Unicamp, Ana Frattini. “Procuramos trazer outras características que não só as que já conhecemos de mercado – de fornecedores, desenvolvimento de negócios –, mas também a parte de criação de novas tecnologias”, disse Neger.

Segundo ele, a academia tem profissionais extremamente qualificados, mas o relacionamento com as empresas do setor ainda não é estreito o suficiente”, disse. “Nossa ideia é trazer pesquisadores para ajudar na solução de problemas diários que as empresas.”

Foco no essencial

Com uma programação, mais enxuta, a Convenção da Abranet foi focada no que é essencial para os empresários. Palestras com especialistas de renome e muito tempo para networking, troca de conhecimento e experiências.

O painel técnico contou com representantes do Comitê Gestor da Internet no Brasil e Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR para abordar a questão da segurança jurídica e de rede. Já a perspectiva do cenário econômico do país ficou a cargo de Zeina Latif, consultora econômica, respeitada por sua experiência no mercado financeiro. 

Em sua palestra, Latif deixou claro que ainda enfrentaremos turbulências no mercado em 2022, embora não necessariamente pior que este. Queda da inflação? Tudo dependerá do compromisso do próximo governo com uma agenda fiscal efetiva.

Fernando Schüler, professor do Insper, especialista em políticas públicas e gestão governamental, discorreu sobre o cenário político, com foco no impacto das plataformas digitais. Para ele, a democracia vai sobreviver, apesar de as plataformas serem palco da radicação cega de uma parcela população e do populismo dos políticos.

A população, segundo ele, confunde o país ‘real’ com a time line das redes, uma minoria radicaliza e os políticos adotam o populismo como modo operacional. “A imediaticidade das redes alterou o processo democrático”, disse ele, que aposta na ponderação como um dos caminhos para a retomada da essência da democracia. No entanto, ele descarta que a democracia esteja em risco, dada a existência de instituições sólidas.

Outros destaques da programação foram as palestras de Marcio Atalla e Amyr Klink, que inspiraram e motivaram os participantes. Ambos chamaram a atenção para o que é essencial na vida pessoal e profissional.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
26/03/2024
12/03/2024
12/03/2024
12/03/2024
06/03/2024
05/03/2024
04/03/2024
01/03/2024
14/02/2024
06/02/2024


Copyright © 2014 - 2024         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital