NOTÍCIAS
Wi-Fi 6E tem projeto piloto outdoor na capital de São Paulo
Por: Redação da Abranet - 05/12/2022

A tecnologia Wi-FI 6E está sendo demonstrada em um bairro na capital paulista desde o último fim de semana. O projeto é encabeçado pela Qualcomm, em colaboração com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as empresas Cambium Networks  e Telium.  A Abranet participou, com a presença do seu presidente, Eduardo Neger, do lançamento da iniciativa, ocorrida no sábado, dia 03.

Trata-se da primeira experiência prática do Wi-Fi 6E na banda de 6GHz em área outdoor da América Latina. A conexão poderá ser acessada por dois meses, começando no dia 03 de dezembro, em uma cooperação com a Prefeitura do Município de São Paulo e a Associação Campo Belo Gastronomia, beneficiando os clientes dos estabelecimentos da região.

O Wi-Fi 6E é considerado a evolução da conexão wireless, proporcionando maior velocidade e menor latência aos usuários. Ele possui suporte a frequências da banda de 6 GHz, além das bandas de 2,4 GHz e 5 GHz já existentes nos aparelhos convencionais. A tecnologia é vista como um complemento à revolução de conectividade trazida pelo 5G, uma vez que suas taxas de transmissão e latência são compatíveis ao 5G. 

Dentro do projeto, os clientes dos restaurantes, motoristas de táxi e outras pessoas que circularem pela região poderão experimentar a novidade se conectando gratuitamente à rede “Wi-Fi6E SP Outdoor”. É necessário ter smartphone com suporte à Wi-Fi 6E na nova banda. Os demais usuários com gerações de Wi-Fi anteriores também poderão utilizar a internet nas frequências anteriores.

Segundo os organizadores, a iniciativa é uma oportunidade para usar a tecnologia Qualcomm Wi-Fi 6E presente nos equipamentos Cambium e o serviço Qualcomm Automated Frequency Coordination (AFC). Desenvolvida pela empresa para o gerenciamento de espectro, ela será utilizada neste projeto para ajudar a validar que não ocorra interferência com sistemas fixos ponto a ponto existentes naquela região, numa demonstração da possibilidade de compartilhamento dessa banda. 

Também contribuindo com o projeto, a Telium participa fornecendo a conexão de banda larga para a Internet, enquanto a Cambium oferece os pontos de acesso Wi-Fi 6E e um enlace ponto-a-ponto também operando na faixa de 6GHz, instalados pela empresa Tecexpert. Para possibilitar a iniciativa, a Anatel aprovou uma licença de Uso Temporário de Espectro (UTE) por 60 dias.

Em nota à imprensa, Francisco Soares, vice-presidente para governo na Affairs, Qualcomm Serviços de Telecomunicações, explicou que o projeto leva à população a oportunidade de experimentar uma tecnologia que representa uma revolução de conectividade. Ele destacou ainda os avanços regulatórios para a liberação da faixa de 6GHz, em 2020, e a extensão do uso para aplicações outdoor como está sendo realizada no piloto.  

Moisés Queiroz Moreira, conselheiro da Anatel, destacou que o Brasil tem experimentado um salto na área de conectividade e a Anatel vem trabalhando para que essas possibilidades sejam exploradas, facilitando o desenvolvimento de negócios e soluções tecnológicas. Projetos como esse, segundo Moreira, possibilitam que os cidadãos entrem em contato com as inovações e que a sociedade comece a experimentar, adotar e assimilar essa nova fase da conectividade no Brasil.  

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
26/03/2024
13/03/2024
06/02/2024
08/01/2024
11/12/2023
21/11/2023
21/11/2023
30/10/2023
09/10/2023
30/08/2023


Copyright © 2014 - 2024         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital