NOTÍCIAS
ONU define novas metas para uma conectividade universal
Por: Redação da Abranet - 19/04/2022

O Escritório do Enviado do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Tecnologia e a União Internacional de Telecomunicações (UIT) anunciou um novo conjunto de metas das Nações Unidas (ONU) destinadas a alcançar a conectividade digital universal e eficaz até 2030.

São 15 objetivos desejáveis que priorizam universalidade, tecnologia e acessibilidade para garantir que todos possam se beneficiar plenamente da conectividade. O chamado  “Roadmap for Digital Cooperation” pedia uma linha de base e metas de conectividade para contribuir para um mundo digital mais seguro e equitativo e um futuro mais brilhante e próspero para todos.

Em nota, o secretário-geral da UIT, Houlin Zhao, destacou que a conectividade universal por si só não é suficiente para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e garantir que todas as pessoas tenham acesso seguro e acessível à Internet até 2030. Segundo ele, as novas metas ajudarão os países a direcionar seus esforços para garantir efetivamente que alcancemos nossa meta de conectividade universal e eficaz até o fim da década. 

Segundo o documento, ter uma conectividade universal e eficaz significa a possibilidade de todos desfrutarem uma experiência online segura, satisfatória, enriquecedora, produtiva e acessível. As metas refletem o espírito e as ambições dos ODS, do “Roadmap for Digital Cooperation” e da agenda Connect2030 da UIT, estabelecendo valores específicos para atingir o objetivo de cada área de ação medida. Eles também pretendem ser uma contribuição para o próximo Acordo Digital Global, conforme proposto no relatório da agenda comum do Secretário-Geral das Nações Unidas.

As novas metas visam a ajudar os países e as partes interessadas a priorizar intervenções, monitorar o progresso, avaliar a eficácia das políticas e galvanizar os esforços para alcançar uma conectividade universal eficaz até 2030.“Conectividade eficaz é a chave para alcançar a transformação digital”, disse, em nota, Doreen Bogdan-Martin, diretora do departamento de desenvolvimento de telecomunicações da UIT.

Segundo ela, a UIT está comprometida em trabalhar com todas as partes interessadas, por meio de todos os esforços de conectividade, incluindo a iniciativa Giga em parceria com a UNICEF para conectar todas as escolas à Internet e alavancar a recém-lançada Coalizão Digital Partner2Connect, para garantir que esses objetivos não sejam apenas uma aspiração, mas que são alcançáveis. 

O plano contempla que, em 2030, todas as pessoas com 15 anos ou mais usarão a Internet, todas as residências terão acesso à Internet, todas as empresas usarão a Internet e todas as escolas estarão conectadas, enquanto 100% da população será abrangida pelas mais modernas redes móveis e todos os maiores de 15 anos terão um celular.

Entre essas pessoas, mais de 70% teriam habilidades digitais básicas (como enviar e-mail) e mais de 50% teriam habilidades digitais intermediárias (como instalar novos programas ou aplicativos). Outro objetivo da universalidade é a paridade digital de gênero, com igual proporção de mulheres e homens, portando e usando celulares e possuindo habilidades digitais em proporção igual.

Em termos de tecnologia, a meta é que, até 2030, todas as assinaturas de banda larga fixa devem ser de 10 megabits por segundo (Mb/s) ou mais rápido, cada escola deve desfrutar uma velocidade mínima de download de 20 Mb/s e 50 kilobits por segundo (kb/s) disponíveis por aluno e cada escola deve ter um mínimo de 200 gigabytes (GB) de dados permitidos.

Até 2030, a internet de banda larga deve ser acessível a todos, cumprindo a meta de acessibilidade da Comissão de Banda Larga das Nações Unidas de menos do que o custo de uma assinatura de banda larga básica de 2% da renda nacional bruta mensal per capita. Uma segunda meta de acessibilidade estabelece que o custo não deve ultrapassar 2% da renda média dos 40% mais pobres da população.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
29/01/2024
15/01/2024
05/12/2023
04/12/2023
30/11/2023
29/11/2023
27/11/2023
16/11/2023
10/11/2023
27/10/2023


Copyright © 2014 - 2024         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital