NOTÍCIAS
Morre Tadao Takahashi, um dos pais da Internet brasileira
Por: Por Roberta Prescott* - 07/04/2022

Uma das figuras mais importante para a internet brasileira e um dos poucos brasileiros no Internet Hall of Fame , Eduardo Tadao Takahashi morreu na noite desta quinta-feira, 07/04.

Takahashi foi fundamental no planejamento e implantação da Internet no Brasil. Como fundador e ex-diretor da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), iniciou uma das primeiras redes acadêmicas no Brasil e foi uma força motriz no esforço de coordenação com outras redes acadêmicas nacionais para estabelecer uma espinha dorsal que acabaria se tornando a fundação da internet brasileira.

Ele foi nomeado para o Hall da Fama da Internet em 2017, em cerimônia de comemoração dos 25 anos da Internet Society, no campus da Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles. Tadao Takahashi foi o segundo brasileiro escolhido para integrar o grupo. O primeiro foi o diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), Demi Getshcko, em 2014. 

À Revista da Abranet,  em 2018, Tadao, que era arredio às entrevistas, falou sobre os prestadores de serviços de Internet e fez uma projeção para os próximos 20 anos da Rede Mundial. "O mundo verá transformações radicais em que a raiz estará no uso da internet – serviços de mobilidade e logística com veículos autônomos; cidades como megaentidades ativas e responsivas; atividades e aplicações recheadas de inteligência artificial com pouca ou nenhuma interferência humana etc.". O especialista falou do papel das empresas de Internet. Confira a íntegra da entrevista aqui.

História

O trabalho de Takahashi à frente da RNP garantiu a ela a honraria de ser escolhido na categoria "conectores globais", como um dos indivíduos fundamentais para a disseminação da internet. Enquanto estava na RNP, Takahashi tornou-se um dos primeiros proponentes de uma abordagem inclusiva e de baixo para cima para gerenciamento e desenvolvimento de rede quando forjou um dos primeiros modelos de governança da Internet com várias partes interessadas. Esse modelo é anterior ao renomado modelo multissetorial empregado pela The Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN).

Foi coordenador do Programa Sociedade da Informação do Ministério da Ciência e Tecnologia, iniciativa responsável pela formulação estratégica de ações para o desenvolvimento de novas aplicações, ampliação de acesso, meios de conectividade, formação de recursos humanos, incentivo à P&D, comércio eletrônico, entre outros, necessários para impulsionar o uso e aplicação das tecnologias de informação no Brasil.

Takahaschi também foi o criador e presidente do Programa Nacional para a Sociedade da Informação do Brasil (SOCINFO), uma iniciativa nacional para articular e expandir o uso estratégico da Internet no Brasil nas principais áreas de aplicação, incluindo governo, educação e saúde. Ele ajudou a moldar as políticas públicas sobre iniciativas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) das Nações Unidas, Comissão Europeia e Fórum Econômico Mundial. Takahashi integrou a primeira formação do Comitê Gestor (CGI), que  já nasceu multissetorial, em 1995.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
21/03/2024
18/03/2024
15/03/2024
15/03/2024
14/03/2024
05/03/2024
23/02/2024
19/02/2024
08/02/2024
01/02/2024


Copyright © 2014 - 2024         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital