NOTÍCIAS
Huawei e Senai ampliam programa nacional de capacitação em fibra ótica
Por: Da Redação da Abranet* - 27/08/2021

A Huawei e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Espírito Santo (Senai ES) inauguraram um laboratório de capacitação e certificação de profissionais para os setores de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e Telecomunicações (Telecom) em Cachoeiro de Itapemirim (ES). O projeto faz parte das ações previstas na parceria nacional entre as duas instituições, firmada em abril deste ano, que tem o objetivo de solucionar um dos principais desafios da área: o déficit de mão de obra qualificada.

Os laboratórios de última geração serão utilizados em cursos de instalação e manutenção de tecnologia FTTH (Fiber to the Home ou fibra óptica) e visam atender à geração NEM-NEM - jovens adultos que nem trabalham e nem estudam - além dos profissionais de tecnologia, tendo em vista a expansão da internet por meio da fibra óptica a todas as regiões do Brasil, não só os grandes centros. Além da unidade no Espírito Santo, foram entregues laboratórios ao Distrito Federal, Bahia e Tocantins em parceria com o Senai.

Com foco em iniciação profissional, o laboratório vai oferecer o curso de Fundamentos Básicos de Redes Ópticas. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento de capacidades básicas e socioemocionais necessárias para conectorização de equipamentos ópticos. "É uma oferta de curso customizado e diferenciado que permite ao aluno aprender na prática, a partir de ferramentas que possam agregar ao seu aprendizado profissional, e ampliar suas possibilidades de ingresso em um mercado de trabalho em ascensão", pontua o diretor regional do Senai ES, Cláudio Marcassa.

No modelo presencial, o curso conta com aula prática e teórica e é voltado para iniciantes em Tecnologia da Informação. Com carga horária de 20h, as aulas serão de 13 a 18 de outubro, das 18h30 às 22h, e no sábado (16), de 9h às 12h e 13h às 17h. No domingo (17), não haverá aula. Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos e o Ensino Fundamental II completo.

O curso será realizado no laboratório, estruturado em parceria com a Huawei, localizado na unidade Senai de Cachoeiro de Itapemirim, que faz parte do ICT Academy, e conta com um corpo técnico de instrutores qualificados. Após a conclusão, o aluno poderá atuar em infraestrutura de redes e conectividade, podendo chegar a um ganho médio salarial de R$ 1.447,00. O valor do curso é de R$ 231,97 e a inscrição pode ser feita até o dia 4 de outubro. Os interessados podem se inscrever pelo CAC no telefone (28) 3515-2150. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h (exceto feriados nacionais e locais).

Mercado de trabalho

A parceria nacional foi idealizada para atender à demanda de expansão da infraestrutura de telecomunicação para ampliar o acesso à internet de banda larga fixa. Em um momento em que o mundo depende 100% de conectividade, as TICs tornaram-se aliadas para quem enxerga nessa área uma oportunidade de crescimento e inserção no mercado. No futuro, os profissionais qualificados por meio da parceria também poderão atuar na construção das redes de fibra óptica que cobrirão a rede móvel 5G.

De acordo com uma pesquisa de mercado realizada pela Teleco, 62% das empresas provedoras de internet, as ISPs, enfrentam dificuldades para encontrar profissionais qualificados para instalação de fibra óptica. Ainda segundo o estudo, 81% das ISPs possuem equipes próprias, ou seja, necessitam investir na qualificação dos profissionais por não encontrarem no mercado.

"Hoje existe um gap no mercado de profissionais capacitados para atuar na instalação de fibra óptica, e esta demanda tende a aumentar consideravelmente com a chegada das redes móveis 5G. Ao oferecer cursos de qualidade, queremos contribuir para a recolocação profissional de jovens ociosos, que não conseguem se qualificar para o mercado de trabalho, combater o desemprego e ainda investir no desenvolvimento da infraestrutura do país", afirma o diretor de Relações Públicas e Governamentais da Huawei, Bruno Zitnick.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
19/02/2024
15/01/2024
13/12/2023
04/12/2023
16/11/2023
16/11/2023
16/11/2023
27/10/2023
17/10/2023
17/10/2023


Copyright © 2014 - 2024         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital