NOTÍCIAS
2,7 bilhões de pessoas ainda estão offline no mundo
Por: Redação da Abranet - 16/09/2022

Um terço da população mundial, cerca de 2,7 bilhões de pessoas, ainda permanecem desconectadas da Internet em 2022. Os dados da União Internacional de Telecomunicações (UIT), a agência especializada das Nações Unidas para tecnologias de informação e comunicação, apontam para um crescimento mais lento no número de usuários da Internet do que no auge do Covid-19.

Estima-se que 5,3 bilhões de pessoas em todo o mundo estejam usando a Internet. Embora o crescimento contínuo seja encorajador, a tendência sugere que, sem um maior investimento em infraestrutura e um novo impulso para promover as habilidades digitais, a chance de conectar todos até 2030 parece cada vez menor.

Em nota, o secretário-geral da UIT, Houlin Zhao, destacou que a pandemia da Covid-19 deu um grande impulso de conectividade, mas disse que ainda é preciso manter o ritmo para garantir que todos, em todos os lugares, possam se beneficiar das tecnologias e serviços digitais. Isso significa mais investimentos em redes e tecnologias digitais, implementação de regulamentação de melhores práticas e foco contínuo no desenvolvimento de habilidades à medida que se avança para uma era pós-pandemia.

A nova estimativa da ITU de 2,7 bilhões de pessoas desconectadas se compara a uma estimativa atualizada de 3 bilhões de pessoas desconectadas em todo o mundo em 2021. Em 2019, antes da pandemia de Covid, cerca de 3,6 bilhões de pessoas, ou quase metade da população mundial, estavam desconectadas. 

Em meio a preocupações com a desaceleração do progresso, a análise da ITU indica dois grandes desafios em termos de avanço da transformação digital do mundo. O primeiro deles é alcançar a conectividade universal, colocando online o terço restante da humanidade, uma meta que será cada vez mais difícil. A maioria das comunidades relativamente fáceis de conectar agora tem acesso a tecnologias como banda larga móvel, estimulando a aceitação rápida e generalizada de serviços digitais. Aqueles que ainda estão offline vivem principalmente em áreas remotas e de difícil acesso.

Em segundo lugar, está a complexidade da mudança da conectividade básica para a significativa, pela qual as pessoas não apenas têm acesso imediato à Internet, mas também podem usá-la de forma regular e eficaz para melhorar suas vidas. Muitas vezes, esses desafios são negligenciados ou subestimados. As barreiras podem incluir velocidade lenta da Internet; acessibilidade limitada de pacotes de hardware e assinatura; consciência e habilidades digitais inadequadas; e barreiras linguísticas e de alfabetização, bem como questões como discriminação de gênero ou a falta de uma fonte de energia confiável. Tudo isso precisa ser abordado para que todos tenham acesso equitativo aos recursos on-line.

A ITU define 'conectividade significativa' como um nível de conectividade que permite aos usuários ter uma experiência online segura, satisfatória, enriquecedora e produtiva a um custo acessível.

Disparidades regionais

Globalmente, o número de usuários da Internet cresceu 7% e a penetração da Internet – a parcela de indivíduos que usam a Internet – cresceu 6% entre 2021 e 2022. No entanto, o crescimento é distribuído de forma desigual entre as regiões. As áreas com baixa penetração da Internet alcançaram o crescimento mais rápido no ano passado, seguindo um padrão típico de difusão para tecnologias novas e emergentes.

A África, a menos conectada das seis regiões mundiais da UIT, alcançou um crescimento anual de 13% na penetração da Internet. Hoje, 40% da população da África está online. Os Estados Árabes apresentaram um crescimento robusto, com a Internet alcançando agora 70% da população. Na Ásia e no Pacífico, a penetração da Internet cresceu de 61%, em 2021, para 64%, em 2022, em relação à população da região.

As Américas, a Comunidade de Estados Independentes e a Europa alcançaram um crescimento de 3% cada, com mais de 80% da população online em cada região. A Europa continua sendo a região mais conectada do mundo, com 89% de sua população online.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
18/03/2024
15/03/2024
15/03/2024
14/03/2024
05/03/2024
23/02/2024
19/02/2024
08/02/2024
01/02/2024
15/01/2024


Copyright © 2014 - 2024         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital