Publicada em: 18/07/2022 às 13:40
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Metaverso: sucesso depende de IA e análises avançadas em tempo real
Redação da Abranet

O metaverso — tema de capa da edição 37 da revista Abranet — promete uma revolução. Algumas marcas já se adiantaram e lançaram iniciativas neste espaço, apostando na derrubada da barreira entre o físico e o digital, criando o “phygital”.

De acordo com Cristian Figueroa, diretor do SAS para varejo e bens de consumo LatAm, US SMB & Canada SMB, os consumidores estão exigindo marcas que os conheçam, que atendam às suas necessidades e até as antecipem. Os varejistas, por sua vez, precisam encontrar novas fórmulas para responder a essa demanda de forma inovadora ou ficarão para trás na luta pela liderança do setor, ressaltou. Para Figueroa, “o metaverso é justamente o ponto onde tudo converge de mãos dadas com a mais avançada tecnologia”. 

Nesse caminho, a maturidade das tecnologias de realidade virtual e aumentada é fundamental para a construção desse mundo virtual, assim como para abrir as portas para novas oportunidades econômicas que redefinirão o engajamento com as marcas e a descoberta de novos produtos. 

Segundo o SAS, para que qualquer estratégia e modelo de negócio funcione no metaverso, a captura e análise de dados em tempo real, por meio de soluções de IA e analytics, são essenciais. Isso porque, nesse ambiente, ações, compras e decisões acontecem no momento. 

As organizações precisam de tecnologia capaz de agir no mesmo ritmo que os consumidores para que as empresas tenham as informações necessárias disponíveis. Figueroa explica que, “se uma empresa não for capaz de responder em tempo real, o consumidor irá para a concorrência. No mundo digital isso pode ser praticamente instantâneo e é um risco que não se pode correr”. Portanto, segundo ele, com a análise avançada, as organizações têm seu melhor aliado para ter sucesso nesse novo canal. 

Graças ao metaverso e sua faceta phygital, as marcas vão poder oferecer experiências imersivas e multissensoriais aos consumidores, dando origem a situações únicas que até agora não eram possíveis. Se as estratégias omnichannel já ocupam um espaço de protagonistas, com o metaverso é ainda mais importante: deve estar totalmente integrada com o restante dos canais, e que a estratégia seja coerente e coesa.

O executivo do SAS explica que, para que o phygital funcione, o omnichannel é essencial, uma vez que, somente por meio deste tipo de estratégia, o cliente pode ser colocado no centro de tudo, mantendo uma interação contínua com ele, tanto no mundo virtual como no físico, defende o diretor.  

Além disso, a união entre omnichannel e inteligência permitirá oferecer experiências personalizadas aos usuários. Cada interação dentro do metaverso será única, e as marcas precisam ser rápidas o suficiente para oferecer aos clientes o que eles precisam no momento em que querem.


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