Publicada em: 08/07/2022 às 19:00
Notícias


Anatel vai começar testes de uso outdoor de Wi-Fi 6E
Luís Osvaldo Grossmann

A Anatel vai começar a fazer testes de uso externo de roteadores WiFi 6E, que se valem de um novo naco de radiofrequência para viabilizar a tecnologia de acesso fixo com taxas de transferência de 10 Gbps. Em março de 2021, a agência aprovou a destinação de 1.200 MHz para a nova geração de WiFi, mas em princípio restrito ao uso indoor. 

“Vamos fazer um piloto para coordenação de frequências e testar o WiFi 6E outdoor, que pode agregar um competidor a mais para as redes, seja no modelo de rede privativa, seja em parceria público privada, para atender ‘n’ tipos de negócios”, destacou o superintendente de Outorgas e Recursos à Prestação da Anatel, Vinícius Caram. 

Como indicou ao participar nesta quinta, 7/7, do Tech Fórum Brasil, promovido pela Network Eventos em Brasília, o uso outdoor já estava no radar desde o início, mas exige o desenvolvimento do chamado ‘controle automático de frequência’, ou AFC, pela sigla em inglês. Ou seja, uma espécie de monitoramento permanente das frequências em uso em uma determinada área, de forma a evitar interferência do WiFi 6E nesses serviços. 

“Para o uso outdoor acontecer a gente precisa desenvolver um sistema, chamado AFC. Como a faixa tem outras utilizações, inclusive em caráter primário, o sistema precisa pegar informações do que existe em funcionamento e da posição geográfica do equipamento que se quer ativar, para apontar e dizer ao equipamento em qual frequência e potência vai trabalhar”, explica o assessor na SOR, Sidney Azeredo. 

É um sistema na mesma linha do previsto nas regras de uso do Wi-Fi 6E nos Estados Unidos – que já partiu de liberação desse espectro para o acesso não licenciado com previsão de uso outdoor desde o início. Mas embora tenha baixado essas regras um ano antes do Brasil, por lá também a FCC ainda está às voltas com a estruturação do sistema AFC e, até aqui, não WiFi outdoor em uso.

Pelo plano, quando alguém quiser instalar um ponto de acesso WiFi 6E em espaço externo, precisará haver uma checagem com o mencionado AFC, sendo que a Anatel pretende deixar esse serviço para exploração privada – ou na linha de empresas como a ABR Telecom, mas isso ainda está em discussão. 

Portanto, além de eventuais interessados em fazer esse serviço, a Anatel precisa regular como será o acesso desse prestador de AFC aos bancos de dados da agência que vão mostrar onde estão todos os usos já autorizados de radiofrequência para fazer o mapeamento. E assim como nos EUA, a ideia por aqui é usar apenas uma parte dos 1.200 MHz do WiFi 6E, talvez na faixa entre 5,9 GHz e 6,4 GHz. 


Powered by Publique!