NOTÍCIAS
BNDES lança nova linha de crédito para empresas de Internet
Por: Da Redação da Abranet - 21/09/2022

Responsável por boa parte da infraestrutura de telecomunicações existente no país, o BNDES segue financiando o setor, direta ou indiretamente, e já mira o ISP que busca crédito a juro baixo. “Nos últimos dois anos, aprovamos 10 novos provedores, com financiamento direto, com um esforço de ajustar a política de crédito, de adaptação ao regramento do banco para atender a esse setor, dada a relevância que os provedores estão tendo, especialmente no Norte e Nordeste”, disse o chefe do Departamento de Tecnologia e Conectividade do BNDES, Ricardo Rivera, ao participar do INOVAtic Nordeste, organizado pela Momento Editorial.

Porém, afirma o executivo, o principal esforço de desenvolvimento é nas estruturas indiretas. “Desde os instrumentos clássicos, como cartão do BNDES e Finame, mas também com outras alternativas, como o fundo garantidor, um exemplo do esforço que foi feito durante a pandemia, o Peac, que já serviu de garantia para muitos provedores, lastreando mais de R$ 500 mil em créditos”, disse.

Segundo Rivera, nos últimos cinco anos, o banco viabilizou mais de R$ 1 bilhão de financiamento direto, 90% voltados para pequenos e médios e 40% das regiões Norte e Nordeste. “O foco do BNDES é na modernização da rede, onde busca ser complementar e o financiamento via debêntures é o principal instrumento, e outro é a universalização de serviço, via Fust, e não reembolsável”, observou.

Desde o dia 1º de setembro, contou Rivera, os agentes financeiros já podem rodar o sistema Finame/Funttel, que apoia a inovação e a massificação da banda larga. “Ele vai financiar provedores a adquirirem equipamentos produzidos no país, com uma condição muito favorável, a um custo TR mais 7% ao ano, muito abaixo da Selic atual”, disse.

Para Ricardo Rivera o cenário atual e futuro traz oportunidades e ameaças para os provedores. “A inflação crescente e a dificuldade de repassar esse aumento de custo a preço, em função da alta competição, e outros entrantes, como as infraCos entrando com mais força, podem levar provedores para movimentos de M&A”, avalia.

Mas entende que há um grande espaço para atuação complementar e em parcerias entre grandes e pequenas, especialmente nessa frente que o banco pretende estimular, que é levar a infraestrutura onde ainda não existe. “Há espaço para cobertura, melhoria da qualidade, para os provedores crescerem não como recentemente, mas com avanço ainda saudável”, completou Rivera.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
28/03/2024
19/12/2023
29/11/2023
09/11/2023
14/09/2023
05/09/2023
09/05/2023
21/09/2022
12/07/2022
30/06/2022


Copyright © 2014 - 2024         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital