NOTÍCIAS
Brasil sofreu metade dos ataques hackers direcionados para a América Latina
Por: Da Redação da Abranet* - 21/06/2021

O Brasil sofreu mais de 3,2 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos no primeiro trimestre de 2021. O país lidera o ranking da América Latina, que contabilizou um total de 7 bilhões de tentativas durante o período. México, Peru e Colômbia aparecem empatados em segundo lugar com 1 bilhão de ataques cada, conforme dados divulgados pela Fortinet.

Dados apuram que nos meses de janeiro, fevereiro e março houve um aumento na distribuição de malware baseado na web, ataque em que o dispositivo de um usuário se torna infectado ao baixar ou instalar malware de um site ou anúncio malicioso. Identificou-se, ainda, um aumento notável na utilização das redes sociais para esse crime. Uma vez comprometidos, os usuários compartilham mensagens com conteúdos nocivos aos seus contatos a partir dos seus perfis, sem terem conhecimento disso.

“Esse tipo de campanha de phishing na web possui um método de propagação automática que utiliza os contatos dos aplicativos de mensagens ou das redes sociais da vítima, como WhatsApp, Facebook ou Instagram. Se as pessoas que receberem as mensagens clicarem em um desses anúncios – que oferecem prêmios atraentes, por exemplo –, elas serão redirecionadas para a página de destino do kit de exploração, onde é baixado um malware que cria "pop-ups" ou anúncios com código malicioso oculto para espalhar e exfiltrar informações”, explica Alexandre Bonatti, diretor de Engenharia da Fortinet Brasil.

Além disso, como visto ao longo de 2020, os cibercriminosos continuam procurando brechas no teletrabalho para tentar acessar redes corporativas por meio de funcionários que trabalham em casa. Durante o primeiro trimestre de 2021, houve várias tentativas de execução de código remoto a roteadores domésticos, o que evidencia que os criminosos estão procurando maneiras de comprometer usuários em home office, interceptando suas comunicações e redirecionando-os a sites maliciosos.

“Quando as organizações implementam o trabalho remoto em escala, os cibercriminosos aproveitam a oportunidade para explorar as numerosas vulnerabilidades de segurança que surgem. Redes integradas com cibersegurança em todo o ambiente – do data center para a nuvem até as filiais e funcionários remotos – permitem que as empresas tenham visibilidade e se defendam nos modelos dinâmicos de hoje, mantendo, ao mesmo tempo, uma excelente experiência do usuário”, acrescenta Bonatti.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
12/03/2024
15/01/2024
14/04/2023
10/04/2023
13/03/2023
23/02/2023
21/10/2022
11/10/2022
10/08/2022
03/08/2022


Copyright © 2014 - 2024         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital