NOTÍCIAS
MCom lança edital da primeira fase do programa Digitaliza Brasil
Por: Redação da Abranet* - 17/06/2021

O Ministério das Comunicações (MCom) lançou o edital da primeira fase do programa Digitaliza Brasil e anunciou ativação de novos pontos de internet por fibra ótica em 101 escolas públicas de Mossoró, no Rio Grande do Norte, até dezembro deste ano, pelo programa Nordeste Conectado. O anúncio foi feito pelo  ministro do MCom, Fábio Faria 

Mossoró é uma das 16 cidades-polo do programa Nordeste Conectado. A ação busca expandir o tráfego de dados em fibra ótica ao longo da rede da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). De acordo com o MCom, o lançamento da fase 1 do Digitaliza Brasil beneficia diretamente 17 municípios potiguares que estão aptos a receber infraestrutura e equipamentos necessários para a digitalização do sinal da TV. A melhor qualidade de imagem e som e a maior diversidade de programação são duas das principais vantagens do sinal digital, segundo destacou o MCom.

Fabio Faria disse que serão trocadas todas as antenas analógicas pelas digitais. Em sua fala, afirmou que existem ainda 1.638 municípios no Brasil que só têm sinal analógico e as pessoas não podem usufruir as novidades que a TV digital traz. "Então, estamos trazendo o Digitaliza Brasil para mudar essa realidade", enfatizou Faria. Outras entregas recentes do MCom no estado incluem a renovação das outorgas de duas rádios comunitárias e de uma rádio educativa.

Segundo o MCom, quatro escolas já foram conectadas. A instalação é feita pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), via provedores de internet locais. A RNP é parceira nos programas Norte e Nordeste Conectado. Os pontos de acesso temporários permanecerão ativos até a ativação da rede metropolitana e terão velocidade de 100 megabits por segundo (Mbps).

No grupo de escolas conectadas estão o Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo; o CE Integrada Professor Eliseu Viana; a Escola Estadual Dr. Lavoisier Maia Ensino de 1º grau; e a Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho. Para elas, o MCom fez a doação de 50 computadores, preparados pelo programa Computadores para Inclusão.

Faria destacou a entrega de mais seis novos pontos do programa Wi-Fi Brasil nos municípios de Areia Branca e São Gonçalo do Amarante. Hoje, o estado conta com 370 pontos de conexão gratuita, banda larga e de alta velocidade. Desses, 294 estão em área rural. Com o programa, o MCom já conectou 276 escolas do Rio Grande do Norte. "Nenhuma escola rural, nenhuma escola urbana vai ficar sem internet no Brasil", assegurou o ministro.

As redes de fibra ótica do Nordeste Conectado chegarão até as cidades-polo e de lá serão ramificadas para as demais regiões. A meta é atingir 77 municípios. Mais de 16 milhões de pessoas devem ser beneficiadas. Na região, as redes alcançarão 64 institutos federais de educação e instituições científicas e, como resultado de parceria com o Ministério da Educação (MEC), garantirão conectividade em mais 1,1 mil escolas públicas. Entre elas, as 101 escolas da rede pública de Mossoró (RN) que até dezembro serão conectadas à rede.

Apenas no Rio Grande do Norte o Wi-Fi Brasil já beneficiou 114 municípios. No Brasil foram instalados mais de 13,7 mil pontos de conexão, sendo aproximadamente 7 mil na região Nordeste. O programa é operacionalizado em parceria com a Telebras a partir do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).

* Com informações da ASCOM/Ministério das Comunicações e ASCOM/Ministério da Cidadania

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
19/02/2024
14/02/2024
09/02/2024
31/01/2024
15/01/2024
21/12/2023
13/12/2023
04/12/2023
04/12/2023
16/11/2023


Copyright © 2014 - 2024         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital