Publicada em: 16/02/2023 às 12:55
Notícias


Ceará planeja PPP com empresas de Internet em rede própria de fibra óptica
Da Redação da Abranet

Considerado um modelo para os outros Estados pelos investimentos em TIC, o Ceará trata a fibra óptica como um ativo estratégico, revela o diretor de Operações da Etice, empresa pública de TIC, Osman Lima. "Fibra óptica é um ativo estratégico. Não se faz TI, se não tiver rede. Sem rede, não se faz nada e com rede se pode tudo", declarou.

O projeto do Ceará com fibra óptica começou em 2007, batizado de Cinturão Digital. Osman Lima conta que, hoje, o estado possui 5800 km de rede própria, mas o projeto - depois de uma parceria com a iniciativa privada que não trouxe os resultados esperados - é de chegar a 7000 mil km para interligar os 184 municípios. Apesar de a primeira fase não ter dados os resultados esperados, a ETICE mantém os planos de fechar alianças com ISPs e interessados em compartilhar a infraestrutura. 

"O alto índice de eficiência da educação cearense, em primeiro lugar no país, só acontece porque existe rede para interconectar as escolas e levar banda larga para alunos e professores", observa Lima. O estado também foi pioneiro no uso da computação em nuvem. A aposta é em um projeto de nuvem híbrida e multicloud. Hoje o Ceará tem entre os seus fornecedores a AWS, a Google e a Oracle e prepara uma licitação de nuvem privada, para a aquisição de máquinas como serviço.

"Não estamos pensando em redução de custo. Cloud não pode ser comprada apenas pensando em redução de custos, mas, sim, para termos benefícios na gestão. Quanto mais TIC nós comprarmos, mais o governo vai funcionar. Não dá para discutir governo sem falar em TIC e não se fala em TIC sem investir em rede", posiciona o diretor de Operações da ETICE. 


Powered by Publique!