Publicada em: 06/10/2022 às 11:55
Notícias


Apenas 209 municípios brasileiros adequaram suas leis para atender Telecom
Da Redação da Abranet

Mais de 200 municípios brasileiros já atualizaram suas legislações locais, com objetivo de facilitar a instalação da infraestrutura de suporte de redes de telecomunicações e recepcionar a tecnologia de quinta geração da telefonia móvel (5G). A maior parte dessas legislações segue a minuta de texto proposta pela Anatel - e disponível no site da agência. O modelo está de acordo com a Lei Federal nº 13.116/2015 (Lei das Antenas). Essas 209 cidades, com legislação atualizada, representam mais que 32% da população brasileira.

São Paulo é o Estado com o maior número de Municípios com leis atualizadas (49), seguido do Rio de Janeiro (37) e de Santa Catarina (33). Minas Gerais é o Estado que tem o maior número de municípios no País (853) e, no entanto, tem apenas 26 cidades com a legislação aderente à norma federal.

A maior concentração de leis aprovadas, por região, está no Sudeste, com 132, seguida da Região Sul, com 50. Os Municípios dos Estados Tocantins, Rondônia, Amapá, Sergipe e Alagoas ainda não atualizaram suas legislações.

Em julho, a Anatel encaminhou ofício a todos os vereadores do País, reforçando a necessidade de atualização das leis municipais ou a edição de normativo que aborde a instalação de infraestrutura de suporte às redes de telecomunicações, elemento essencial para impulsionar a vocação digital e a conectividade local.

A Anatel busca auxiliar os municípios a harmonizar e simplificar suas normas para a implantação de infraestrutura de redes de telecomunicações, com o objetivo de promover a expansão da cobertura das redes e a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.

Nesse esforço de contribuir para a modernização da legislação e conhecendo a realidade da infraestrutura de telecomunicações nos municípios brasileiros, a Anatel disponibiliza em seu site um espaço chamado Antenas nos Municípios, que contém informações sobre a nova tecnologia 5G, notícias, leis e regulamentos federais, boas práticas, painéis de dados, além da minuta de projeto de lei municipal.

* Com informações da Anatel


Powered by Publique!