Publicada em: 07/07/2022 às 14:00
Notícias


Abranet: 5G e WiFi 6E criam novos modelos e oportunidades de negócios
Luís Osvaldo Grossmann, do Convergência Digital

Duas inovações prometem turbinar o mercado brasileiro de telecomunicações e internet. Como destacou o presidente da Abranet, Associação Brasileira de Internet, Eduardo Neger, ao participar nesta quinta, 7/7, do Tech Fórum Brasil, a combinação de mais espectro com 5G e WiFi 6E tem potencial para geração de novos negócios. 

“A Anatel destinou 1.200 MHz para WiFi 6. O Brasil é um dos pioneiros nisso no mundo, o que abre para toda a cadeia de valor da internet, as empresas de Comunicação Multimídia, as operadoras, todo o ecossistema, novas possibilidades de aplicação”, apontou Neger ao abrir o debate promovido pela Network Eventos, em Brasília. 

“Já começamos a ver os primeiros equipamentos certificados e primeiras aplicações do WiFi 6E. Em conjunto com o 5G, essa alocação de espectro vai possibilitar novos negócios, modelos de aplicações, e o crescimento do setor como um todo”, completou. 

Como insistiu, há oportunidades a serem aproveitadas pela oferta, ou a própria ausência dela em determinadas regiões do país, combinada com as novas características técnicas das novas ondas tecnológicas. “Temos que aproveitar o máximo toda a qualidade, a baixa latência que a rede 5G possibilidade. As redes que vão crescendo com a expansão da infraestrutura e levam tempo para chegar nas zonas rurais e pequenos municípios. E aí as prestadoras locais têm papel importante a desempenhar.”

Para o presidente da Abranet, o momento também é favorável com a redução do ICMS, agora em vigor. “Um ponto importante é a redução dos tributos, caso do ICMS. É uma redução para o consumidor, que é quem paga efetivamente o tributo. Isso vai representar uma expansão da penetração desses serviços. Empresas usuárias, como datacenter, plataformas de comercio eletrônico, aplicações de rede em geral, vão ter esse benefício porque telecomunicações é insumo para essas empresas”, disse Neger. 


Powered by Publique!