NOTÍCIAS
Adoção de soluções de análise cresce entre as empresas de internet
Por: Roberta Prescott - 18/02/2022

A adoção de soluções de análise de dados por parte de empresas de internet está crescendo, principalmente, impulsionada pelo crescimento do setor, a profissionalização e a estruturação das empresas. “Isso se tornou uma necessidade para se manter competitivo no mercado das telecomunicações”, disse Tulio Barbosa, CEO da MK Solutions, à Abranet. 

De acordo com ele, a maturidade das empresas quanto à implantação de um BI varia conforme o tamanho do ISP. “Muitas ainda trabalham e tomam decisões com base no sentimento”, apontou. Entre as principais causas para não utilizarem ferramentas de BI estão a falta de investimentos, a falta de tempo para planejar suas ações e de capacitação dos profissionais para interpretar e gerar valor com as informações. 

Para Tulio Barbosa, a maior dificuldade dos ISPs em adotar uma solução de análise de dados está na organização dos processos internos, pois a necessidade de mapear e organizar seus processos internos é um grande desafio. Contudo, ele ressaltou que é necessário gerar dados e saber extrair informações da operação, a fim de proporcionar um entendimento assertivo do dia a dia da empresa.

“Estas dificuldades podem ser vencidas recorrendo a uma ferramenta de ERP para direcionar os colaboradores, mapear os processos e alimentar com os dados das tarefas e rotinas cotidianas da equipe”, explicou.

Com relação às oportunidades no curto e no longos prazos que os ISPs podem tirar de soluções de análise, Barbosa apontou que a utilização de ferramentas de análise de dados proporciona diversos benefícios, sendo, entre os mais importantes, a visualização de dados precisos e em tempo real, a possibilidade de identificar tendências e até prognosticar cenários futuros. 

Além disso, essa análise leva ao melhor entendimento do cliente. “Com isto, se pode melhorar a relação comercial, disponibilizando o que o cliente busca, bem como melhorar o serviço prestado, entendendo quais as demandas da equipe de suporte e trabalhando de forma pró-ativa nas soluções implementadas”, sinalizou Barbosa. 

Recentemente, a MK Solutions lançou uma ferramenta de BI que ensina pequenos e médios provedores a lidar com dados e elevar o nível de gestão. O conceito reúne os processos de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de todas as informações essenciais para a gestão de uma empresa.

Com o BI, o cliente tem informações para fazer um planejamento estratégico e ajudar na tomada de decisões.  Atualmente, a MK é responsável por conectar mais de 15 milhões de brasileiros por meio de seus clientes — que respondem por 33% do total de conexões do país. A companhia está presente em 25 dos 27 estados do Brasil.  

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
01/02/2024
24/01/2024
17/01/2024
04/08/2023
14/06/2023
18/05/2023
27/03/2023
16/03/2023
05/12/2022
17/11/2022


Copyright © 2014 - 2024         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital