Publicada em: 14/07/2021 às 10:11
Notícias


Open Banking: Bancos pedem e Banco Central adia compartilhamento de dados
Da Redação da Abranet*

O Banco Central informou nesta quarta-feira, 14/07, a alteração  do cronograma do início do lançamento da Fase 2 do Open Banking, que envolve o compartilhamento de dados cadastrais e transacionais de clientes, mediante seu consentimento prévio. Prevista para esta quinta-feira, 15/07, agora, acontecerá no dia 13 de agosto. De acordo com o BC, a mudança no calendário é resultado de um pedido formal de governança do Open Banking, dado que as instituições participantes estão finalizando os testes para a obtenção de certificações para homologação e registro de suas APIs.

“O Banco Central reforça o seu compromisso para que o Open Banking alcance os seus objetivos, no caso de maior concorrência, eficiência do sistema financeiro e inclusão financeira da população, permanecendo vigilante no processo de implementação, não economizando esforços para isso”, escreveu a autoridade monetária, em nota.

O Open Banking, ou sistema financeiro aberto, é uma maneira de levar, de forma simples e segura, os dados de uma instituição financeira para a outra. A promessa por trás da iniciativa é que trocar de banco será tão fácil quanto mudar a operadora do celular.

Dados do perfil financeiro de clientes – muitas vezes guardados a sete chaves pelos grandes bancos – poderão ser compartilhados livremente entre eles próprios e com fintechs e concorrentes digitais. A expectativa do Banco Central é desencadear uma onda inédita de competição no setor bancário, um dos mais concentrados da economia brasileira.

Os correntistas poderão escolher se e com quem vão compartilhar dados como seu histórico de crédito e de transações de suas contas. Com essas informações em mãos, a ideia é que as instituições financeiras, como bancos e fintechs, possam oferecer produtos personalizados e mais baratos. Essa é a segunda vez que o cronograma do Open Banking sofre uma alteração. A primeira fase estava inicialmente marcada para novembro de 2020, mas foi adiada para fevereiro deste ano porque as instituições financeiras precisavam de mais tempo para adaptar os seus sistemas.


Powered by Publique!