Publicada em: 06/07/2021 às 17:11
Notícias


Ataque em massa de ransomware é pesadelo para 1500 companhias no mundo
Da Redação da Abranet*

A Kaseya, empresa que que oferece ferramentas de Tecnologia da Informação (TI), calcula que cerca de 1.500 companhias em todo mundo tenham sido afetadas pelo ciberataque sofrido por ela na última sexta-feira (2), de acordo com informações divulgadas no site do grupo. Os hackers que supostamente estão por trás do ataque utilizaram um ransomware e exigiram US$ 70 milhões como valor de resgate para liberar os dados na noite de domingo (4).

A Kaseya presta serviços de informática para cerca de 40.000 empresas ao redor do mundo e indicou que os clientes das companhias que contrataram seu trabalho foram as principais vítimas do ataque virtual, em um efeito cascata. Relatório da ESET, empresa de segurança da informação, coloca o Brasil fora do alcance do ataque, mas parte da América do Sul foi afetada, em especial, Argentina e Chile.

Mais do que a dor de cabeça de sofrer um ataque hacker, uma vez que os sistemas de TI de várias empresas simplesmente pararam, entre eles, os das 800 lojas físicas da Coop da Suécia, é saber que a recuperação pode levar semanas. “Dependendo do tamanho do seu negócio e se você tiver backups, pode levar semanas antes de restaurar tudo e, como os supermercados na Suécia foram impactados, eles podem perder muitos alimentos e receitas”, lamentou Mark Loman, diretor de engenharia da Sophos.

A rede de supermercados da Coop teve que fechar centenas de lojas no sábado porque suas caixas registradoras são operadas pela Visma Esscom, que gerencia servidores para várias empresas suecas e, por sua vez, usa a Kaseya. Os hackers afirmaram que mais de um milhão de máquinas foram comprometidas no mundo.


Powered by Publique!