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Metade da população brasileira usa o Pix como meio de pagamento
Por: Da Redação da Abranet* - 17/11/2021

Um ano depois de lançado, o sistema instantâneo de pagamento Pix já se tornou hegemônico, como mostra o mais recente balanço divulgado pelo Banco Central. Em todo o país, 104,4 milhões de pessoas de todas as faixas de renda já usam o Pix para pagar ou receber. E nesse um ano, 7,9 milhões de empresas, mais de metade das pessoas jurídicas que possuem relacionamento bancário no Brasil, também adotaram o novo meio de pagamento. 

O Pix é usado por todas as faixas etárias, sendo a maior parte das transações realizadas pelos jovens: 34% entre 20 e 29 anos e 31% entre 30 e 39 anos. São 348,1 milhões de chaves cadastradas, sendo 121,2 milhões de chaves aleatórias, 93,8 milhões de CPFs, 76,1 milhões de números do celular, 50,6 milhões de e-mails e 6,4 milhões de CNPJs. O recorde de transações diárias, por enquanto, foi em 5 de novembro, quando 50.045.289 milhões de operações foram realizadas. No total, já foram 7 bilhões de transações, com um volume financeiro movimentado de R$ 4,1 trilhões.

Em média, os números significam que 62,4% da população adulta do Brasil aderiu ao Pix, percentual ainda maior em 11 unidades da federação, como 80% dos adultos em Roraima, 79% no Distrito Federal e 70% em São Paulo. Juntos, Sudeste e Nordeste concentram quase 70% dos Pix realizados. No Centro-Oeste, foi registrado o maior índice de adoção do serviço, levando-se em conta a distribuição das transações e a da população com relacionamento bancário.

Os dados do BC mostram que a adesão ao Pix foi rápida. Em menos de três meses, já tinha superado as operações de TED e do DOC somadas. A partir de abril de 2021, ultrapassou os boletos. E no final de outubro, o Pix já respondia por 72% das operações, considerando TED, DOC, TEC, boleto e cheque – foram 1,2 bilhão de transações no mês.  A quantidade de operações Pix já ultrapassou outros meios como cartão pré-pago, transferência intrabancária e débito direto.

Hoje, o serviço conta com 762 participantes entre bancos, financeiras, cooperativas, instituições de pagamentos, fintechs, entre outros. O meio de pagamento atingiu um público de 45,6 milhões de pessoas que não haviam feito TED nos 12 meses anteriores ao lançamento do serviço e o usaram pelo menos uma vez como pagador. Desse total, 33,9 milhões passaram a utilizar o Pix de forma exclusiva

O total de transações de pessoas físicas para empresas pelo Pix, bateu 152,7 milhões de operações em outubro passado, atingindo o montante de 15,6% das transações totais do Pix. Os setores que mais receberam Pix foram comércio (38%), atividades profissionais, científicas e técnicas (13%) e atividades administrativas e serviços complementares (11%).

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