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Vazamento de dados entra no ranking de reclamações dos Procons
Por: Da Redação da Abranet - 16/03/2023

Mais um ranking de reclamações nos Procons, mais um troféu de campeãs de queixas para as operadoras de telecomunicações. O balanço de 2022, divulgado nesta quinta, 16/3, coloca Oi, Claro e Vivo no top 3 da lista de reclamações, com a TIM aparecendo em quinto (atrás do Bradesco). 

“Segundo o levantamento, os problemas relacionados a cobranças contestadas pelos consumidores permanecem o de maior recorrência no setor. Ofertas pouco claras e processos bastante simplificados de contratação têm propiciado adesões sem mínimo conhecimento e/ou compreensão prévia, por parte dos consumidores acerca das implicações e dos custos envolvidos nessas contratações. Esses problemas ocorrem nas práticas de todas as operadoras”, destacou a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça. 

A novidade no relatório de 2022 foram as reclamações contra serviços na internet, o que inclui provedores de conteúdo, redes sociais e sites de pesquisa, que aparece pela primeira vez entre os assuntos mais reclamados no portal consumidor.gov.br, que recebe queixas dos consumidores e cobra respostas das empresas. 

Segundo a Senacon, “os principais problemas desse segmento envolveram dificuldade para alterar/ativar serviços (44,8% dos registros), dificuldade de contato/ demora no atendimento (8,4%) e vazamento de dados ou outros incidentes de segurança (15,3%)”.

“Vivemos um momento extremamente desafiador para a proteção e defesa do consumidor, não apenas no Brasil, mas em nível mundial. Uma economia ‘movida à base de dados’ aumenta a complexidade dos desafios à nossa frente, exigindo de nós, no trato com questões relacionadas à proteção e defesa do consumidor, um imenso esforço de atualização e adaptação”, disse o secretário nacional do consumidor, Wadih Damous.

O relatório aponta, porém, que se as operadoras de telecom e os provedores de conteúdo estão entre os mais reclamados, são também os setores com maior capacidade de responder aos problemas dos clientes. O índice de resolução foi de 86,8% no caso das teles e de 82,9%, entre os provedores de conteúdo, ambos acima da média nacional de 77,4%. 

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