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Uso de IA para tomada de decisão estratégica esbarra na falta de confiança
Por: Roberta Prescott - 07/02/2023

A fusão de inteligência e automação tem potencial de trazer novas capacidades para apoiar os negócios, mas ainda é preciso ganhar confiança, apontou o country manager da IDC Brasil, Luciano Ramos, durante a apresentação do Predictions Brazil 2023. Ramos destacou que pesquisa da IDC com empresas de grande porte no Brasil mostrou que 20,5% delas apontam o tema de process automation & RPA como estratégico para as iniciativas que envolvem TI em 2023. A mesma pesquisa apontou que inteligência artificial (IA) ganha espaço nos orçamentos neste ano, sendo o número três em potencial de crescimento, atrás apenas de cloud e segurança.

“Temos visto a fusão de inteligência e automação e vemos que o tema de RPA está nesta pauta de forma importante. Falando de potencial e de ampliação nos orçamentos das empresas, IA ganha potencial importante, ainda que volume de dinheiro não seja tão grande como cloud e segurança. Mas, entre as tecnologias que têm maior potencial de ganhar relevância, IA está junto com cloud e segurança”, explicou Ramos. 

A junção de RPA e IA, formando o chamado intelligence process automation (IPA), aponta para um futuro com, cada vez mais, inteligência inserida no contexto de automação. É, de acordo com o executivo, tratar a IA que vai embarcada nas aplicações de negócios como algo padrão. “As empresas já esperam que as soluções tragam capacidades de IA, principalmente, quando falamos de capacidades robustas”, disse.

A automação inteligente de processos (IPA) refere-se à aplicação de inteligência artificial e novas tecnologias relacionadas, incluindo visão computacional, automação cognitiva e aprendizado de máquina para automação robótica de processos. 

Contudo, ainda há o desafio de “confiança” para delegar a tomada de decisão para capacidades autônomas de IA, que não se resolverá no curto prazo. A IDC acredita que em 2026 ainda haverá metade das empresas enfrentando esse impasse.

O maior uso de IA e IPA exigirá que as áreas de negócio participem mais fortemente das etapas necessárias para refinamento desses recursos. O benefício colateral será o aumento gradativo da confiança. A TI deve assumir o papel de facilitador nesse processo, apoiando na difusão de cultura e conhecimento, além de assegurar acesso seguro aos recursos e dados necessários para habilitar novas capacidades.

Com relação a números, a IDC apontou que IA segue amadurecendo no Brasil e deve ultrapassar US$ 1 bilhão  de gastos em 2023, um crescimento perto de 33% ano contra ano. Já os gastos com soluções de automação inteligente (IPA) superarão US$ 214 milhões em 2023 no Brasil, crescimento próximo de 17% sobre o ano anterior. Globalmente, 2023 marca o ponto em que os gastos com IPA na nuvem ultrapassam outros modelos de entrega.

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