Publicada em: 20/10/2022 às 13:22
Notícias


Futuro conectado só tem valia com impacto social
Por Solange Calvo*

Casa conectada foi a protagonista do painel “Dispositivos ‘muito além de computadores’: bem-vindo à Era da casa conectada, dos Devices as a Service, dos Wearables, dos Drones e do que mais está por vir”, realizado no Futurecom 2022, e que teve mediação do presidente da Abranet, Eduardo Neger.  

Completando três anos no Brasil, a assistente de inteligência artificial, Alexa, da Amazon, vem tornando o dia a dia das pessoas mais confortável, pontuou Talita Taliberti, country manager de Alexa Brasil, da Amazon.

“Ela veio para promover conveniência e diversão no dia a dia das pessoas por meio de comando de voz, em uma linguagem natural. Sem a menor necessidade de conhecimento em tecnologia. A Alexa não só trouxe conveniência, mas foi um agente transformador na vida de pessoas com necessidades especiais”, adicionouTalita Taliberti.

A executiva relata que a empresa recebe muitos agradecimentos em mensagens no LinkedIn, pelos benefícios proporcionados pela tecnologia. “Uma pessoa contou que o avô teve a sua rotina programada com lembretes para tomar os remédios, playlists que traziam conforto em horários especiais a partir do uso da Alexa”, o que comprova o papel social da tecnologia.

Além da conveniência

O debate contou ainda com as participações de Ricardo Takeyama, gerente de TI de CX Latam da Eletrolux; Jesus Barrios, sales Engineering Manager, Home Networks Customer Experience Latin America, da Commscope; e Sérgio Cabral, executivo de Vendas da C-Data.

Takeyama destacou a preocupação da Eletrolux em transformar a vida das pessoas. “Temos uma linha de eletrodomésticos conectados, que podem ser programados e com uma pegada forte de sustentabilidade. O refrigerador pode configurar a refrigeração de acordo com o tipo do alimento, por meio de app e a lavadora para uma melhor performance de acordo com o tipo de roupa, Economia de tempo e de energia. Mas para tudo isso precisamos de infraestrutura de telecom”, destacou o executivo.

O executivo de vendas da C-Data, Sérgio Cabral, relatou a relevância da rede fibra óptica. “O futuro promete muitos benefícios para pessoas e empresas, especialmente no agronegócio e logística, em cidades inteligentes, serviços públicos, mobilidade, faróis inteligentes. E o 5G vai fortalecer todas essas aplicações, mas não vai eliminar a fibra óptica, trabalharão em parceria”, garante.

Barrios, da Commscope, destacou a importância dos sistemas de wi-fi nesse futuro altamente conectado, mas alertou sobre o desafio da necessidade de novos serviços que garantam ao mesmo tempo altas velocidades e com muita segurança. 

O presidente da Abranet, Eduardo Neger, disse que a entidade  está envolvida na evolução do para Wi-Fi 7, que requer toda uma jornada regulatória. “Toda essa conveniência que discutimos, com sofisticação tecnológica, precisa ser popularizada, porque vai muito além do ‘luxo’, traz impacto social, transformador que pode evoluir muito para incluir as pessoas com necessidades especiais, melhorando sua qualidade de vida por meio da tecnologia”, finalizou.


Powered by Publique!