Publicada em: 26/09/2022 às 15:40
Notícias


Endereços '.br' superam a marca de 5 milhões
Da Redação da Abranet

O domínio .br, operado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), atingiu mais uma marca histórica ultrapassando os 5 milhões de nomes registrados. Além de oferecer solidez técnica e operacional, o .br ocupa a 5ª posição entre os “domínios de topo para código de país” (ccTLD ou country-code Top Level Domain) mais populares do mundo e, em relação a entidades similares, vai além ao  executar outras ações com a receita advinda do registro de domínios, investindo na melhoria da infraestrutura e no fortalecimento da Internet no país.

“Chegar a essa marca expressiva é motivo de grande orgulho para nós, não apenas porque remete à expansão da Internet no Brasil, uma história da qual temos participado ao longo dos anos, mas por demonstrar a confiança dos brasileiros no trabalho que realizamos”, comenta Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br.

Além de atingir os 5 milhões de nomes registrados sob o .br, o NIC.br comemora outra marca expressiva: hoje são mais de 1,5 milhão de domínios .br protegidos pela tecnologia DNSSEC (Domain Name System SECurity extensions). O Brasil está entre os primeiros países a implementar DNSSEC e o resultado é visível: “É uma demonstração de que a comunidade está atenta à segurança. A extensão DNSSEC assegura que o conteúdo do DNS (Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínio) é corretamente validado, impedindo ataque à resolução de nomes e garantindo a origem das informações. Ou seja, o DNSSEC contribui para evitar a alteração maliciosa de dados do DNS em diversos tipos de transações como, por exemplo, serviços financeiros”, destaca Frederico Neves, diretor de Serviços e de Tecnologia do NIC.br.

O funcionamento do .br provê acesso direto e segurança ao usuário, bem como alternativas para que um nome registrado tenha semântica embutida. Há mais de 130 opções, cobrindo os mais variados setores e atuações específicas. Pode-se escolher, por exemplo, entre "ong.br", "art.br", "eco.br", ou, para profissionais, entre "bio.br", “adv.br”, "adm.br", "med.br", "eng.br". Pessoas jurídicas tem “agr.br”, “far.br”, “tv.br”, “tur.br”, pessoas físicas “blog.br”, “vlog.br”, “wiki.br”, e quem preferir se identificar localizadamente, cidades como "rio.br", "manaus.br", "cuiaba.br", "floripa.br", "foz.br", por exemplo.

Como vantagem adicional, o .br oferece recursos de segurança como autenticação em duas etapas (token), e resolução segura de DNS (Sistema de Nomes de Domínio) e criptografia através do DNSSEC, que ajudam a adicionar uma “camada extra” de proteção ao usuário em relação aos riscos de roubo de informações ou alteração de dados. O Registro.br conta com servidores distribuídos por todo o Brasil e no exterior (Estados Unidos, Europa e Ásia), que garantem rapidez e confiabilidade na resolução de nomes de domínio .br.


Powered by Publique!