Publicada em: 10/08/2022 às 10:33
Notícias


5G chega a Salvador, Curitiba e Goiânia. Rio fica para o final do mês
Da Redação da Abranet

As próximas capitais com sinal de 5G liberado em 3,5 GHz serão Salvador, Curitiba e Goiânia. As três cidades já começaram o agendamento para a troca de antenas parabólicas – em Salvador, o processo começou nesta terça, 9/8 – e a previsão é de que as operadoras iniciem o serviço daqui uma semana, em 16 de agosto. O Rio de Janeiro, também na fila, acabou adiado mas terá 5G ‘puro’ ainda em agosto. 

“Íamos fazer a reunião do GAISPI na quarta, 10/8, mas resolvi adiarmos para termos os resultados dos testes nessas três capitais. Salvador, Goiânia e Curitiba devem ter o sinal liberado na terça-feira, 16 de agosto”, explicou vice presidente da Anatel e presidente do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3,5 GHz, Moisés Moreira. 

A reunião do GAISPI, assim, será realizada na sexta, 12/8, na qual, como explica Moreira, a EAF/Siga Antenado vai formalizar o pedido de autorização para que sejam ligadas as estações nas três cidades. Na segunda, 15/8, já estarão emitidos os boletos da TFF – a taxa por ligação das antenas de celular, e o sinal liberado para funcionar no dia seguinte. 

A EAF/Siga Antenado, braço operacional da mitigação de potenciais interferências entre o 5G e as antenas de TV via satélite, já começou a trabalhar também no Rio de Janeiro e havia a perspectiva da cidade maravilhosa ter a faixa de 3,5 GHz liberada nesta mesma leva. Mas ainda há dificuldades no caminho. 

“O Rio é maior, tem várias coisas para serem feitas. Tem estações da Claro, da Hispamar, tem a central da Record, da Globo, tem muita coisa para ser feita em uma cidade grande, com mais dificuldades logísticas. Mas com certeza ainda em agosto a cidade do Rio será ligada”, afirmou Moisés Moreira. 

Ao longo dos últimos dias, a EAF/Siga Antenado começou o processo de distribuição dos kits de antenas parabólica, que são gratuitos para famílias inscritas no Cadastro Único dos programas federais. A previsão é de que sejam distribuídos 2,1 mil kits em Goiânia, 7 mil em Salvador e cerca de 24 mil em Curitiba. No Rio de Janeiro, onde a distribuição também já começou, a estimativa é de 25,9 mil. 

Para efetuar o agendamento para a instalação do kit gratuito, as famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal e que têm antenas parabólicas tradicionais instaladas e em funcionamento devem ligar gratuitamente para o número 0800 729 2404 ou acessar o endereço eletrônico da Siga Antenado https://sigaantenado.com.br/  e inserir o CPF ou NIS.


Powered by Publique!