NOTÍCIAS
Dez tendências da transformação digital em 2022
Por: Redação da Abranet - 14/02/2022

O ano de 2022 deve ser marcado pela consolidação e universalização de algumas tendências que começaram a aparecer mais recentemente sendo aceleradas em consequência da Covid-19. A transformação digital é a mais aparente. Mas o que será destaque? Um estudo elaborado pela Unidade de Deep Digital Business da LLYC indicou, entre outras, a democratização dos dados, o marketing inclusivo, a arquitetura multi cloud, a necessidade de líderes digitais e a nova realidade trazida pelo Metaverso.

Para o Alejandro Domínguez, diretor-sênior de digital business da LLYC para Europa, "devido às excepcionais circunstâncias que experimentamos nos últimos dois anos, como sociedade avançamos a passos largos na adoção de uma consciência digital que teríamos normalmente demorado mais em adquirir". Segundo ele, isso fará com que a transformação digital se acelere cada vez mais.  

O relatório Tendências Deep Digital Business 2022, elaborado pela LLYC, identifica dez dos principais aspectos que marcarão a transformação digital de empresas e instituições neste ano. São elas:

IA para as boas relações: para todos que trabalham em marketing e comunicação, a Inteligência Artificial oferece a capacidade de alargar nossos horizontes, poder compreender as diversas realidades de cada um dos seus stakeholders e dar respostas personalizadas.  É uma ferramenta muito poderosa na hora de definir as estratégias e o impacto das nossas ações.

Democratização dos dados: apenas 5% das pessoas estão satisfeitas com a coleta e análise de dados realizadas pelo seu departamento de marketing e comunicação. A covid potencializou a necessidade de tornar estes canais mais eficazes nas empresas de modo a dispor de informações de valor mais rapidamente.

No cookies, no party: veremos o desenvolvimento de modelos de negócio de geração de informações não baseadas em cookies, mais limpas e transparentes. Por exemplo, através de teste de personalidades. A grande aposta das marcas é a criação de um first party data potente que compense as deficiências que possam ter na prospecção de novos públicos.

Metaverso. Imersão no futuro: o CEO do META, Mark Zuckerberg, garante que em 10 anos já não “navegaremos” ou “olharemos” a Internet, o que faremos será “viver” nela. Os pilares do que será o Metaverso está provocando a adesão de muita gente a um movimento coletivo que lembra os começos da rede no final da década de 90 do século passado.

Da era digital à quântica: um computador quântico nos permite processar, através de probabilidades estatísticas, volumes incalculáveis de informações a uma velocidade exponencial. Gigantes tecnológicos e potências como a China, os Estados Unidos, a Alemanha, a Rússia e a União Europeia já estão investindo grandes quantias de dinheiro para a pesquisa e desenvolvimento dessa tecnologia.

Públicos fluídos: o TikTok revelou que os comportamentos deixaram de pertencer apenas a um perfil demográfico/psicográfico e respondem mais ou menos a posturas individuais. A concepção de um público que não se define pela idade ou gênero, mas pela atitude à comunidade a qual pertence é parte do futuro de como entendemos a comunicação.

As arquiteturas multi cloud: hoje a nuvem se converteu em algo mais que uma ferramenta de armazenamento de informações. As arquiteturas híbridas e multi cloud permitem uma maior inovação e automatização, mais segurança, confiabilidade, flexibilidade e rentabilidade. É um dos principais aliados das equipes de tecnologia para levar as capacidades de inteligência das empresas a novos limites.

O momento do marketing inclusivo: a questão já não é se a tecnologia é boa ou prejudicial, mas como devemos reduzir as desigualdades digitais. O marketing digital deve dar um passo além e concentrar-se na inclusão de todos os seres humanos. O marketing inclusivo pensa em todas as pessoas, e não apenas na maioria. O todo é onde está incluída a diversidade.

A tecnologia em (e para) o talento: a busca e retenção do talento digital é um dos maiores problemas enfrentados pelos departamentos de Recursos Humanos das empresas. Estes profissionais podem não ter um currículo tradicional ou nem mesmo estar buscando emprego. Para chegar a eles, é necessário ir além.

Deep Digital (& Social) leadership: a digitalização não só está mudando o modus operandi das empresas, como também a forma como elas são gerenciadas. Uma liderança transformadora requer pensar, agir e reagir de maneira diferente e, em termos de comunicação, isso nos está levando a modelos mais transparentes e dialéticos, com líderes que participam ativamente na conversação digital.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
19/03/2024
17/11/2022
29/08/2022
17/08/2022
19/07/2022
21/06/2022
28/03/2022
17/03/2022
16/03/2022
14/02/2022


Copyright © 2014 - 2024         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital