Publicada em: 16/12/2021 às 11:10
Notícias


Transformação digital: líderes admitem dificuldade de fazer
Redação da Abranet*

Apesar de 70% dos líderes empresariais entenderem que a transformação digital é um tema relevante para 2022, apenas 37% se consideram aptos a executá-la. Foi isso o que mostrou um estudo conduzido pelo Instituto FSB Pesquisa para a consultoria F5 Business Growth. A pesquisa foi realizada com mais de 400 empresários e CEOs de todos os setores econômicos e regiões do Brasil, em amostra representativa das empresas de médio e grande porte.

O mapeamento teve como objetivo avaliar a maturidade das empresas em relação à transformação digital e usar como indicador a adoção de práticas para o próximo ano.  Renato Mendes, sócio da F5 Business Growth e especialista em negócios digitais, avalia que os resultados mostram como a pandemia acelerou a priorização da transformação digital na agenda dos líderes brasileiros. Segundo ele, o desafio segue sendo a baixa capacitação para tirar esse plano do papel e garantir uma execução bem-sucedida. Mendes acrescentou que ainda temos uma carência muito grande de mão de obra especializada neste tipo de processo no País.

A pesquisa apontou que, entre as prioridades da agenda digital dos líderes para 2022, estão, pela ordem, a computação em nuvem (59%), a internet das coisas (39%) e a cibersegurança (31%).Para Thiago Cid, sócio-diretor da F5BG, a presença deste último nos top 3 chamou a atenção. É, segundo ele, um tema que vem ganhando a atenção dos líderes devido aos seguidos ataques que grandes companhias vêm sofrendo em suas bases de dados.

Outro aspecto que chamou a atenção dos especialistas foi a baixa adesão dos líderes às práticas da chamada Open Innovation. Quatro em cada cinco das empresas pesquisadas não tem nenhuma relação com startups e apenas 18% delas planejam construir isso em 2022. Corporate Venture Capitals tampouco aparecem com destaque sendo citado por apenas 3% das lideranças. 


Powered by Publique!