NOTÍCIAS
Proteção de dados: empresas admitem dificuldades para vencer as ameaças
Por: Redação da Abranet - 04/10/2021

No Brasil e no mundo, o aumento de ameaças virtuais, combinado ao uso de novas tecnologias e a disseminação do home office potencializaram a preocupação das organizações em relação à proteção de dados, segundo apontou a edição deste ano do Índice Global de Proteção de Dados (GDPI), realizado pela Dell Technologies.

No Brasil, o levantamento revelou que 76% dos entrevistados admitem que as soluções atuais para proteção de dados existentes nas organizações não serão suficientes para vencer os desafios futuros. Além disso, 36% das empresas brasileiras consultadas reportaram perdas de dados nos 12 meses anteriores ao levantamento e 42% passaram por algum tempo de inatividade não planejada do sistema.  

As organizações estão enfrentando desafios cada vez mais complexos para lidar com a proteção dos dados e isso está relacionado à explosão dos dados corporativos nos últimos cinco anos, que saltaram de 1.45 petabytes, em 2016, para 14.6 petabytes em 2021. 

O estudo, realizado em parceria com a consultoria Vanson Bourne, no primeiro semestre de 2021, ouviu mil decisores de TI de empresas com mais de 250 colaboradores de 15 países. 

Sobre as principais ameaças, 72% dos decisores no Brasil têm preocupação que seus ambientes não estejam suficientemente preparados para lidar com malware e ransoware. E 74% afirmam que a exposição à perda de dados por conta de ameaças cibernéticas aumentou na pandemia, por conta do crescimento do home office.

No Brasil, mais de três quartos (76%) das empresas no Brasil – e 67% no mundo – não têm confiança de que os dados essenciais ao negócio poderiam ser recuperados no caso de um ataque cibernético.  

Na visão de cerca de 60% dos entrevistados, o uso de tecnologias emergentes – como aplicativos nativos na nuvem, contêineres Kubernetes, inteligência artificial e aprendizado de máquina – têm aumentado ainda mais os riscos associados à proteção de dados.

Em nota, Wellington Menegasso, diretor de vendas para soluções de proteção de dados da Dell Technologies Brasil, apontou que, no cenário atual de transformação digital acelerada dos negócios, existe um aumento no volume de dados transacionados pelas empresas de todos os portes e perfis, assim como crescem os riscos, as vulnerabilidades e a complexidade dos ataques cibernéticos, o que torna ainda mais desafiadora a tarefa de proteção dos dados. Segundo ele, mais do que nunca, as empresas precisam ter uma abordagem holística da cibersegurança e da proteção de dados, utilizando as melhores soluções de hardware e software que as ajudem a identificar, proteger, deter, responder e se recuperar no caso de um ataque cibernético.

O levantamento apontou também que a estratégia para escolha do fornecedor mais adequado é essencial para reduzir prejuízos associados a ataques e vazamentos de dados. Em média, o custo associado a perda de dados nos 12 meses anteriores ao estudo foi quase quatro vezes mais alto entre as organizações que utilizaram mais de um fornecedor de soluções para proteção de dados, na comparação com aquelas que centralizaram o contrato em apenas um provedor.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
31/01/2024
15/08/2023
15/08/2023
28/02/2023
28/01/2023
04/11/2022
03/08/2022
18/07/2022
18/07/2022
14/06/2022


Copyright © 2014 - 2024         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital