Publicada em: 20/10/2020 às 17:55
Notícias


Investimentos em infraestrutura vão gerar 178 mil novos empregos na América Latina até 2025
Da Redação da Abranet*

O diretor de políticas públicas, planejamento e e conectividade da companhia, Robert Pepper, ao participar nesta terça-feira, 20/10, do Facebook Connectivity, citou um levantamento da consultoria global Nera para afirmar que o investimento da empresa em infraestrutura de telecomunicações na região da América Latina podem acrescentar US$ 27 bilhões anuais nos próximos cinco anos ou mais, além de gerar 178 mil novos empregos.

Pepper assegurou que os investimentos em largura de banda internacional na América Latina permitirá reduzir o custo de conectividade para parceiros, como operadoras e provedores de Internet, em US$ 400 milhões. "Também no Brasil, nossos investimentos podem ajudar a cobrir 8,5 milhões de pessoas com aumento de cobertura de banda larga, isso é um impacto muito significativo", adicionou.

A diretora de investimentos em redes para mercados emergentes do Facebook, Alex Aimé, destacou que os investimentos em infraestrutura da empresa têm foco em cabos submarinos e pontos de troca de tráfego (PTT). "Muitos dos cabos que foram colocados no Brasil vão chegar ao final da vida útil em 2025, e isso cria uma grande oportunidade para a gente com parcerias como a que temos com a Globenet, e termos novas oportunidades na região", declara.

A parceria com a Globenet, operadora de cabos submarinos do BTG Pactual (e ex-Oi), é para o cabo Malbec, que conecta Brasil à Argentina. A estrutura chega à costa brasileira em Santos (SP) e no Rio de Janeiro. Aimé diz que se trata de um dos projetos chave do Facebook. "Esses cabos de 2,5 mil km vão dobrar a capacidade da Internet da Argentina", afirma.

Além disso, a empresa está trabalhando com operadoras e ISPs locais para os PTTs com backbone e backhaul. "O impacto é o menor custo para o usuário final ao reduzir o custo de conectividade internacional por meio de cabos submarinos e por conteúdo local por PTTs, então estamos baixando o custo e com melhor experiência para o usuário."


Powered by Publique!