Publicada em: 11/06/2020 às 09:39
Notícias


Governo Bolsonaro recria o Ministério da Comunicações
Redação da Abranet

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), recriou o Ministério das Comunicações. O presidente usou o twitter no fim da noite dessa quarta-feira,10/06, para comunicar a divisão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, em uma medida para atender ao PSD, do ex-ministro Gilberto Kassab.

O deputado Fábio Faria, do PSD/RN, será o novo ministro da pasta. Bolsonaro A nova pasta assume também a parte de Comunicação e Publicidade, com a extinção da SECOM (Secretaria de Comunicações) , envolvida na distribuição de recursos para veículos sob investigação de repasse de fake news. Fábio Wajngarten, que era o titular da Secom, foi confirmado como o secretário executivo de Fábio Faria.

A Medida ProvisóriaNº 980, DE 10 DE JUNHO DE 2020, foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. Bolsonaro não fala do destino do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - se permanecerá ou não sob o comando do astronauta Marcos Pontes e se o time, com Julio Semeghini à frente será mantido ou não.

Ficam com o novo Minicom de acordo com a MP: a Agência Nacional de Telecomunicações, a Telebras e a EBC e Corrreios. Ao fazer a divisão dos ministérios, ocorre, mais uma vez, uma divisão no segmento de TIC. Tecnologia da Informação deverá ficar no guarda-chuva do novo MCTI. Distante das Comunicações, que volta a ter uma pasta exclusiva.

A recriação do MCTIC aconteceu em maio de 2016, logo depois que Michel Temer assumiu o comando do Brasil. Havia à época, inclusive, a intenção de extinguir o Ministério das Comunicações, mas ele acabou incorporado ao da Ciência e Tecnologia. Agora Ministro das Comunicações, Fábio Faria, também é genro do apresentador e dono da SBT, Sílvio Santos.


Powered by Publique!