Publicada em: 24/03/2020 às 18:30
Notícias


Facebook: com Coronavírus, videochamadas em grupo crescem mais de 1000% no mundo
Da Redação da Abranet

Por meio de um comunicado ao mercado distribuído nesta terça-feira,24/3, o Facebook informa que, em muitos países afetados pelo Covid-19, o total de mensagnes trafegadas pelas empresas do grupo - WhatsApp, Instagram e o próprio Facebook - dobrou nos últimos 30 dias. As chamadas de voz e vídeo mais que dobraram no Messenger e no WhatsApp. Na Itália, país mais atingido pelo coronavírus depois da China, o tempo gasto nos aplicativos do Facebook aumentou em mais de 70%. Não há uma referência específica com relação ao movimento no Brasil.

Ao mesmo tempo, reporta o Facebook, as trocas de mensagens aumentaram mais de 50% e o tempo em videochamadas em grupo (três ou mais participantes) aumentou por volta de 1.000% no último mês. O Facebook admite que, ao mesmo tempo em que vê um aumento exponencial da demanda, "temos visto um enfraquecimento em nossos negócios de anúncios nos países que tomam ações agressivas para reduzir a propagação do COVID-19."

O comunicado- escrito por Alex Schultz, vice-presidente de Análise, e Jay Parikh, vice-presidente de Engenharia - diz que os serviços do Facebook "foram desenvolvidos para suportar picos de uso durante eventos como as Olimpíadas ou Ano Novo. No entanto, esses eventos acontecem com pouca frequência e temos tempo de sobra para nos preparar. O crescimento do uso de nossos aplicativos diante do COVID-19 é sem precedentes em todo o setor e estamos registrando novos recordes de uso quase todos os dias."

Os executivos assumem que manter a estabilidade dos serviços durante esses picos de uso é mais desafiador do que o habitual, agora que a maioria dos funcionários trabalha remotamente. "Estamos trabalhando para manter nossos aplicativos rodando, ao mesmo tempo em que priorizamos o desenvolvimento de recursos como o Centro de Informações COVID-19 no Facebook, assim como o bot da Organização Mundial da Saúde no WhatsApp. Estamos monitorando os padrões de uso com cuidado, tornando nossos sistemas mais eficientes e adicionando capacidade conforme necessário".

O comunicado termina com o Facebook informando que : "para ajudar a aliviar um potencial congestionamento de rede, estamos temporariamente reduzindo a qualidade de vídeos no Facebook e no Instagram em determinadas regiões. Por fim, estamos fazendo mais testes e nos preparando ainda mais para poder responder rapidamente a quaisquer problemas que possam surgir nos nossos serviços."


Powered by Publique!