NOTÍCIAS
Portal do NIC.br aponta qualidade da Internet
Por: Redação da Abranet - 27/07/2021

O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) lançou o Portal Medições (https://medicoes.nic.br/) com meios de verificação da qualidade da Internet para consumidores, provedores de Internet e órgãos públicos brasileiros. Com as soluções disponíveis é possível obter análises avançadas sobre vários aspectos da rede, oferecendo informações precisas e confiáveis, uma vez que os testes são feitos sem interferências e de maneira 100% independente, fora das redes de provedores.

Em nota à imprensa, Milton Kaoru Kashiwakura, diretor de projetos especiais e de desenvolvimento do NIC.br, disse que a ideia foi reunir num único lugar todos os serviços do Sistema de Medição de Tráfego Internet (SIMET), disponíveis para diferentes públicos, de maneira intuitiva e organizada. "Oferecemos uma série de soluções e funcionalidades que atendem a necessidades distintas. Com o novo portal, as opções existentes ficaram muito mais claras para o público", detalhou.

Para os consumidores, segundo o NIC.br, a vantagem do medidor é testar a qualidade da Internet e extrair um relatório que mostra como o provedor está entregando o que foi contratado. Ele oferece uma radiografia completa que avalia diferentes métricas, como latência (medida de tempo para uma mensagem ir a um destino e voltar), velocidade de download, upload e qual a perda de pacotes, cuja alta incidência pode ser percebida em forma de serviços lentos, interrupções na conexão de rede, ou mesmo perda total da conectividade. 

Milton Kaoru Kashiwakura explicou que a velocidade não é a única medida importante para uma navegação satisfatória. Algumas atividades, como jogos on-line, exigem um tempo de resposta mais rápido, outras maior estabilidade, como assistir a vídeos pela Internet. “Com as diferentes métricas oferecidas pela ferramenta, é possível ter um diagnóstico mais preciso e completo", ressaltou.

Já para os provedores, há ferramentas como o SIMET Box (software de código aberto para roteadores) e o portal do AS, um sistema analítico desenvolvido para os "sistemas autônomos", que garante uma visão completa da rede testada. Além de avaliar a qualidade da Internet, é possível identificar anomalias e obter insights em tempo real. 

Com estas ferramentas, os provedores conseguem extrair métricas de qualidade de suas rede, detectar a possibilidade de envio de spam, realizar testes do serviço DNS (Domain Name System) para tradução de endereços IP em nomes de sítios, verificar o tempo de resposta e a validação de DNSSEC (Domain Name System Security Extensions), esta última visando a identificar domínios inexistentes, bem como a eventual propagação de endereços de IP forjados, dentre vários outros pontos.

Para o setor público, com as medições disponíveis, é possível observar as realidades de diferentes regiões, estados e municípios, extrair, analisar e correlacionar fenômenos que possam emergir a partir daí, desenvolver e fomentar estudos, pesquisas e aplicações, usando as radiografias obtidas a partir desse panorama da conectividade como apoio à criação de políticas públicas.  

Acesse o portal em https://medicoes.nic.br/.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 



Copyright © 2014 - 2024         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital