NOTÍCIAS
Huawei e IFCE lançam curso gratuito de capacitação em fibra óptica no Ceará
Por: Da Redação da Abranet* - 02/02/2022

A Huawei e o Instituto Federal do Ceará (IFCE) lançam curso técnico gratuito para instaladores de fibra óptica. O foco é promover a capacitação de jovens chamados nem-nem -- nem trabalham e nem estudam - e promover a requalificação de quem já está mercado no trabalho. As aulas estão previstas para começar na segunda quinzena de fevereiro e as inscrições já estão abertas no site do Instituto Federal.

Um dos principais polos de tecnologia e inovação do país, o Estado do Ceará tem a maior rede de fibra óptica submarina do Brasil. O Cinturão Digital tem se tornado referência nacional para a democratização e a expansão do acesso à banda larga fixa e ajudou a impulsionar a economia na região. Por meio da parceria com a Huawei, o IFCE pretende qualificar cerca de mil alunos até junho deste ano de 2022. Desse total, o Instituto espera que pelo menos 200 atinjam o nível de certificação internacional e possam ser inseridos rapidamente no mercado de trabalho.

O IFCE calcula que 31% dos jovens cearenses se enquadram no perfil nem-nem. No Brasil, segundo a consultoria IDados, o número total de jovens, de até 29, que estavam sem trabalhar e estudar no final do segundo trimestre de 2021 era de 12,3 milhões. A fim de combater essa estatística, a Huawei doou, 12 laboratórios de fibra ótica (FTTH/ FTTx), no ano passado, para instituições de ensino localizadas nas 5 regiões do país. Além do Instituto Federal do Ceará, foram entregues 4 laboratórios no Amazonas (IFAM); 4 em parceria com o Senai (BA, TO, ES e DF); 1 no Rio de Janeiro (Unisuam); 1 em Minas Gerais (Inatel) e 1 no Piauí (IFPI).

Além das aulas presenciais, todo o conteúdo do curso será gravado para criação de um modelo de Ensino a Distância (EAD). O material didático contará com tecnologias imersivas de aprendizagem, com câmeras 360° para que alunos de todo o país consigam acompanhar as montagens em laboratório como se estivessem presentes. Dessa forma, o IFCE espera formar até 5 mil instaladores de fibra óptica em todo Brasil.

Um estudo da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), de 2021, mostra que o mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) irá demandar cerca de 797 mil novos talentos nos próximos até 2025. São aproximadamente 159 mil formados por ano, atualmente, a oferta de formados é 53 mil. "Temos um gap enorme de mão de obra qualificada para atuar em todas as áreas do setor de telecomunicações. Na Huawei, temos mais de 90 instituições de ensino parceiras do nosso ICT Academy. Focamos na capacitação de profissionais a nível técnico e superior a fim de atender essa demanda", comenta Bruno Zitnick, diretor de Relações Públicas e Governamentais da Huawei Brasil.

Referência Nacional em educação e capacitação

 No final de 2021, o IFCE firmou uma parceria inédita no Brasil para criação do Huawei Academy Support Center. A novidade é uma ampliação da parceria do ICT Academy, programa para capacitação e certificação de alunos e professores em 5G, Cloud, AI e IoT.

Desde 2019, quando entrou para o ICT Academy, o instituto tem se destacado em número de alunos e professores certificados nos cursos de capacitação, programas de intercâmbio (Seeds for The Future) e competição de conhecimento. No Huawei ICT Competition, os alunos da instituição se destacaram por três anos consecutivos e se classificaram para as finais da fase nacional na categoria Redes (Network), na qual os alunos precisam demonstrar fortes conhecimentos em arquitetura e infraestrutura de redes de telecomunicação. O IFCE venceu a fase nacional do ICT Competition 2019-2020, ficou em quarto lugar na etapa regional, avançou para a grande final global e venceu a competição.

Os ASC (Academy Support Centers) são organizações certificadas e autorizadas a facilitar a cooperação entre a Huawei e os programas ICT Academy locais, além de fornecer suporte operacional e acadêmico para as outras instituições parceiras no território nacional. Atualmente, existem cinco ASC no mundo: Reino Unido, Itália, África do Sul, Egito e Paquistão. O IFCE é o sexto Huawei ASC da América Latina.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
21/02/2024
24/04/2023
14/04/2023
22/01/2023
15/09/2022
13/09/2022
12/07/2022
30/06/2022
03/02/2022
02/02/2022


Copyright © 2014 - 2024         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital