PRESS RELEASE
Pesquisa inédita apresentará dados sobre o setor de Internet na região Sul do Brasil
Por: Press Release - 28/08/2015

A Associação Brasileira de Internet (Abranet) vai apresentar os resultados de uma pesquisa inédita sobre o setor que abrange as empresas de Internet sediadas nos estados da região Sul do Brasil. A apresentação ocorrerá durante a Conferência Regional Abranet Sul, que será realizada nos dias 1 e 2 de setembro, nas dependências da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba.

A Conferência vai tratar do tema “Cadeia de valor entre provedores de Internet e oportunidades e desafios das empresas”. O evento destina-se a empresas da Internet, profissionais liberais, gestores de órgãos públicos, pesquisadores e consumidores. “Com essa Conferência queremos conectar melhor o panorama nacional ao da região Sul”, destaca Eduardo Parajo, presidente da Abranet.

A pesquisa a ser divulgada em Curitiba contém um conjunto de dados que revelam as características e particularidades do segmento de empresas de Internet da região Sul, como faturamento, empregabilidade, massa salarial e arrecadação de tributos, dentre outros.

Nos dois dias de evento haverá palestras de especialistas, apresentação de cases de sucesso e uma exposição de novas tecnologias em equipamentos, serviços e soluções em Internet, além de rodadas de negócios. A programação será dividida em quatro módulos temáticos: Economia e dimensões da Internet nos estados da região Sul e a visão do governo sobre o segmento; Aspectos jurídicos e o Marco Civil da Internet; Aspectos regulatórios na visão dos órgãos regulatórios; Inovação, startups, cidades inteligentes e Internet das Coisas.

A Conferência terá a participação de Luanna Sant Anna Roncaratt, da Secretaria de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que vai falar sobre a “Importância da Internet para o desenvolvimento das TICs no Brasil”. Segundo Eduardo Parajo, este é um assunto fundamental para a economia brasileira. “Temos como exemplo os Estados Unidos, que alavancaram sua economia com o desenvolvimento das TICs e da Internet comercial. No Brasil ainda não temos a clareza necessária quanto ao potencial que essas áreas têm para impactar o nosso PIB”, destaca.

Além de participar do painel de abertura, Demi Getschko, do NIC.br, vai falar sobre como a regulamentação do Marco Civil poderá impactar as operações de Internet. Outro tema de interesse das empresas do setor são as providências a serem tomadas quando elas recebem notificação da justiça ou da polícia para fornecimento de dados, assunto que será abordado por Carol Conway, do Conselho de Estudos Jurídicos da Abranet.

A multiplicação dos ataques DDoS no Brasil é outro assunto que preocupa o segmento. Miriam Von Zuben, Analista Sênior de Segurança do CERT.br/NIC.br, vai apresentar sugestões para as empresas se protegerem desses ataques. Tema de interesse atual também é a implementação do IPv6. Antônio Moreiras, gerente da área de projetos do NIC.br, vai discutir o impacto da medida para os pequenos provedores e nas operações de Internet. 

Estarão presentes também as seguintes empresas: Aligera, Bluecom, CGI/Nic.br, ChinaTelecom, Comba, Gerencianet, IBQP, Icann, iCities, InternetSul, Solintel, Wifi Max e Wztech.

Serviço:


Conferência Regional Abranet Sul: “A Cadeia de Valor entre Provedores de Internet e as Oportunidades e Desafios das Empresas”.
Quando: 1 e 2 de setembro de 2015.
Local: Centro de Eventos da Fiep – Curitiba.
Endereço: Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico.
Mais informações e inscrições: www.conferenciaregionalabranet.eventize.com.br/

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 



Copyright © 2014 - 2024         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital