Publicada em: 22/09/2020 às 08:55
Press release


Evento da Abranet discute melhores práticas em segurança na internet

Nesta quarta-feira (23/9), às 10h10, a Associação Brasileira de Internet (Abranet) promove o evento online “Como você pode ter sua Internet mais segura conhecendo as melhores práticas em infraestrutura para ISP e TIC”. Com transmissão ao vivo, o evento reunirá os seguintes especialistas: Alexis Aguirre, diretor de cybersegurança da América Latina da Unisys; Cristine Hoepers, gerente geral do CERT.br/NIC.br; Gilberto Zorello, coordenador do Programa por uma Internet mais segura do NIC.br; e klaus Steding-Jessen, gerente técnico do CERT.br/NIC.br. A mediação será Dorian Lacerda, diretor da Abranet.

O evento é dirigido para o público técnico e para gestores de redes de provedores de Internet, de acesso e de infraestrutura, administradores de redes corporativas e públicas.  Entre os temas abordados estão: incidentes de segurança reportados ao CERT.br; cases atuais; riscos e ataques de DDos; melhores práticas de segurança; atualização de padrões segurança; programa por uma Internet mais segura; e arquitetura “Zero Trust”.

“O papel dos ISPs é essencial na construção de um ecossistema saudável de Internet.  Existem boas práticas de redes e roteamento que só eles podem implementar e que contribuem para uma melhora global da Internet”, destaca Cristine Hoepers, do CERT. Em sua avaliação, a maior parte dos problemas de segurança ocorre pela ausência de implementação de práticas básicas e não pela falta de ferramentas de segurança avançadas. “Ao investir na priorização de processos básicos é possível reduzir drasticamente o número de problemas com que um ISP tem que lidar”, acrescenta.

Mas o que fazer quando o problema de segurança está fora da alçada dos ISPs? Para Alexis Aguirre, da Unisys, mais do que ter clareza daquilo que compete ou não a ele, o provedor precisa estar preparado para orientar seus clientes. No evento, ele falará sobre o conceito ‘Zero Trust’ – uma arquitetura alternativa para a segurança de TI, baseada no princípio de "nunca confiar, sempre verificar".  “Ao sugerir soluções que ajudem seus clientes, o provedor se destaca e sai ganhando”, ressalta.

Inscrições: https://www.isatvideo.com.br/seguranca-isp/

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Assessoria de Comunicação da Abranet
Angela Trabbold – anfela@academica.jor.br
11 99912-8331


Powered by Publique!