NOTÍCIAS
Webinar da Abranet discute dificuldade no acesso a financiamento do BNDES e atendimento a UBSs
Por: Roberta Prescott - 18/06/2020

Falta de acesso às linhas de financiamento do BNDES e a forte adesão das empresas para prover a conexão à internet às Unidades Básicas de Saúde foram temas abordados em webinar realizado pela diretoria da Abranet para atualizar seus associados sobre os principais temas que afetam o setor. Na conferência online, realizada nesta quarta-feira 17/06, Eduardo Neger e Eduardo Parajo, respectivamente, presidente e vice-presidente da Abranet, explicaram que com relação ao BNDES não houve evolução expressiva, mas que o atendimento às UBSs surpreendeu o governo e tem impacto positivo para a imagem do setor. 

“Infelizmente, tem sido uma luta insólita conseguir ter acesso a recursos do BNDES para nosso setor com taxas de juros acessíveis. Desde 2004, 2005 apresentamos ideia para usar fundo garantidor para isto, mas não avançou e continuamos na discussão. Mais recentemente, foi apresentado o projeto para um grupo no MCTIC para que eles tivessem olhar do governo para o nosso setor, que cresce, gera empregos, que segue trabalhando na crise, que aguentou aumento de volume de tráfego e conseguiu contornar processo. Mas, infelizmente, nem com todos os argumentos, o governo acabou não sensibilizado para que nosso setor tenha juros mais acessíveis, principalmente, sabendo que temos altíssimos investimentos e seria bem-vindo ter juros no padrão Selic para linhas de financiamento de longo prazo”, disse Parajo. 

Com relação às linhas relacionadas à Covid-19, Parajo e Neger apontaram que sabem de alguns associados que tiveram êxito e obtiveram o acesso emergencial para linha de crédito para folha de pagamento.Já dentro do escopo do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE), destinado ao desenvolvimento e o fortalecimento dos pequenos negócios, Parajo afirmou que ainda se está no aguardo da regulamentação para obtenção de financiamento. A empresa poderá tomar empréstimos de até 30% da receita bruta anual registrada em 2019. “Sabemos da importância do tema para o setor como um todo e vamos seguir insistindo”, ressaltou o VP. 

UBS — Durante o webinar, Neger e Parajo também passaram atualização acerca da conectividade nas Unidades Básicas de Saúde. Segundo eles, a grande quantidade de provedores interessados, cerca de 900, em levar internet às UBS no momento da Covid mostrou a importância, o alcance, a proatividade e a representatividade do setor. 

“O que foi importante neste processo foi a adesão das empresas. O MCTIC tinha noção da força dos provedores regionais, mas talvez não tinha uma noção tão prática, com a quantidade de empresas e a velocidade que fizeram o atendimento. Isto do ponto de vista de imagem para o setor é muito importante para o setor, foi muito positivo”, destacou Neger. 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
02/07/2020
29/06/2020
25/06/2020
24/06/2020
23/06/2020
18/06/2020
18/06/2020
10/06/2020
09/06/2020
08/06/2020


Copyright © 2014-2020         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital