Publicada em: 14/03/2023 às 12:12
Notícias


Visa: a cada cinco transações online, duas já são tokenizadas
Da Redação da Abranet

O uso da tokenização já é uma realidade crescente no Brasil. De acordo com a Visa, em janeiro de 2023, no país, o número de transações tokenizadas duplicou em relação ao mesmo período do ano anterior, representando mais de 20% de todas as transações com credenciais Visa no mundo online. O estudo ainda indica que em média, a cada cinco transações online utilizando credenciais Visa, duas são tokenizadas.

A Visa ainda aponta que a quantidade de fraudes em transações tokenizadas no e-commerce é extremamente baixa, chegando a ser quatro vezes menor que as demais operações realizadas em compras virtuais. A tecnologia opera substituindo os dados da credencial do portador do cartão, como o número de conta e a data de validade, por um identificador digital único (um "token") capaz de fazer transações sem expor informações sensíveis de uma conta.

Além disso, cada transação gera um código único chamado de criptograma. Se um criminoso capturar este token sem gerar o criptograma, não conseguirá utilizá-lo em transações. De acordo com a Visa, foram emitidos mais de 4 bilhões de tokens em todo o mundo por meio do Visa Token Service (VTS), superando o total de cartões físicos Visa em circulação no mundo. A taxa de aprovação aumentou 10 pontos porcentuais quando a transação é tokenizada.

“A tokenização aos poucos vem se tornando a peça-chave para o ecossistema digital, agindo como os grandes propulsores da próxima revolução digital no setor de pagamentos, a internet das coisas, que está por vir", observa Leandro Garcia, diretor executivo de Soluções da Visa do Brasil.

 


Powered by Publique!