Publicada em: 12/08/2022 às 16:11
Notícias


Vint Cerf: Internet das Coisas exige interoperabilidade e privacidade
Por Fernanda Angelo

Vint Cerf, um dos criadores da internet, responsável pelo desenvolvimento do protocolo TCP/IP e hoje evangelista da rede, apresentou o painel "A evolução da internet", durante o Seminário 5G.BR, realizado em São Paulo, nesta quinta-feira (11/08). Ele comentou sobre como a internet evoluiu de pequenas conexões para dezenas de milhares de redes interconectadas, cada uma com seu software e sua infraestrutura, permitindo hoje a comunicação interplanetária.

O evangelista ressaltou que a evolução seria extraordinária, não fosse o fato de ainda haver no mundo bilhões de pessoas sem acesso à internet. "Isso é algo que precisa ser corrigido", lamentou, lembrando que trazer essas pessoas para o mundo conectado significa não apenas dar a elas acesso a informação, mas também a possibilidade de mais desenvolvimento econômico. Cerf observa que as razões para que essas pessoas estejam desconectadas vão de barreiras físicas a decisões políticas que impedem a disponibilização da internet. 

Mas Cerf se mostra otimista com as evoluções tecnológicas – como é a 5G – e os investimentos realizados para que a internet chegue a todos os lugares, incluindo outros planetas, são surpreendentes. Vão de satélites a cabos subterrâneos e poderiam garantir que absolutamente todas as pessoas em todos os lugares pudessem contar com conexão à internet nos próximos anos.

Cerf alerta que, à medida que o mundo evolui neste sentido, é fundamental que algumas ações sejam tomadas para tornar a internet um ambiente ainda mais útil e seguro. Entre elas estão a busca por meios de assegurar que a IoT tenha capacidade de interoperabilidade, autonomia, segurança e privacidade. Também é preciso impedir a disseminação de fake news e da desinformação. "A internet tem a incrível capacidade de amplificar notícias, independentemente se elas são úteis ou reais. Uma das formas de impedir que isso seja prejudicial é incentivar o pensamento crítico e o desenvolvimento de literatura digital. As pessoas precisam ser ensinadas desde pequenas a desenvolver o pensamento crítico", afirma.

Demi Getchko, pai da internet no Brasil, esteve presente ao painel, e afirmou que Cerf tem contribuído incansavelmente para manter a internet única, apesar da variedade tecnológica que ela suporta. "Ele trabalha para que a internet mantenha uma infraestrutura em cima da qual possamos desenvolver produtos e serviços", afirma. De fato, segundo Cerf, a internet tem demonstrado a capacidade de criar valor econômico e abre a oportunidade para colaboração em nível global. "Precisamos saber que é importante fazer dela um ambiente mais seguro e confiável do que ela se tornou", finaliza.


Powered by Publique!